O Sisu (Sistema de Unificada) abriu as inscrições nesta segunda-feira (22) para os estudantes de todo o Brasil, que estão atentos de olho nas notas de corte para ingressar no curso desejado. Ao todo são 4,4 mil vagas para o programa.

Conforme portal especializado em educação, a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com nota média de 639,433 pontos. A maior nota da Federal é de 783.67 pontos em Medicina e a menor é de 499.81 em Geografia.

Na UFMS estão disponíveis as notas de 150 cursos, que podem ser conferidos clicando aqui. A instituição oferece 2.063 vagas pelo Sisu. O ingresso será no primeiro semestre de 2024, exceto para os cursos de Direito (noturno), Engenharia Civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) na Cidade Universitária, que iniciam as aulas somente no segundo semestre.

UEMS

Na UEMS (Universidade Estadual de MS) são 1.243 vagas por meio do programa neste ano. A entidade apresenta nota de corte de 592,336 pontos. O curso com maior pontuação também é Medicina com 818.95 e menor o de Ciências Sociais (400.94).

As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Os 56 cursos com notas disponíveis podem ser conferidos neste link.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

UFGD

A UFGD (Universidade Federal da Grande ) está com nota média de 612,445 pontos no Sisu. Na edição deste ano, a universidade terá 815 vagas disponíveis para ingresso, com 357 vagas destinadas à ampla concorrência e 458 vagas reservadas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública.

Dos 30 cursos oferecidos, a menor nota é de Química (492.88) e a maior de Medicina (789.6). Para conferir as notas confira clicando aqui.

IFMS

O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com 320 vagas abertas para cursos gratuitos de graduação, com ingresso no 2º semestre deste ano. Até então, apenas as notas de corte para os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Agronomia estão disponíveis.

A nota média está em 661,72 na instituição. A menor nota é de Agronomia, de 659.04, para o Campus e 664.4 pontos é a maior, para a engenharia em Naviraí. Confira clicando aqui mais informações.

O IFMS possui ainda uma política de ação afirmativa local (bônus) que se aplica exclusivamente aos candidatos da Ampla Concorrência. Poderão ter acréscimo de 20% na nota geral do Enem aqueles que sejam residentes e domiciliados na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. O candidato deverá optar pela modalidade de cota local no momento da inscrição.

Sisu 2024

As inscrições ficam abertas até o dia 25 de janeiro. Entretanto, neste ano o Sisu passa a ter apenas uma edição anual. Ao todo, serão ofertadas 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior. Em MS, há 4.430 vagas previstas, o que corresponde a 1,7% do total do país.

Os interessados em tentar uma vaga devem se inscrever no prazo indicado por meio do Portal Único de Acesso, clicando aqui.