A Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que a Escola Municipal Antônio Lopes Lins possui sistema de monitoramento por câmeras e uma equipe de monitores. Apesar das alternativas de segurança, pneus de bicicletas foram furtados da parte interna da unidade durante as aulas, na quinta-feira (4).

Em nota, a pasta esclareceu que a direção imediatamente acionou a Guarda Municipal assim que recebeu o comunicado. “A Guarda orientou os pais presentes e a equipe da unidade a registrar boletim de ocorrência”.

Outro ponto do comunicado é que a escola conta com um sistema de monitoramento por câmeras, distribuídas nas entradas, pátio e corredores. “Além disso, a escola possui uma equipe de monitores que acompanha os alunos durante todo o período escolar”.

Entretanto, a Semed não esclarece se haverá melhorias na segurança ou metodologia das ferramentas de monitoramento.

‘Pularam e levaram 12 pneus’

Os furtos ocorreram na manhã de quinta-feira e os estudantes só perceberam no momento da saída. Segundo uma das vítimas, os ladrões furtaram 12 pneus das bicicletas que estavam presas com cadeados.

Contudo, os pais afirmam que o bicicletário fica na área interna e dá acesso às salas de aula e outros ambientes de permanência dos estudantes.

“Pularam o muro, entraram no bicicletário e furtaram 12 pneus das bicicletas sem que ninguém notasse. Isso é muito preocupante porque se a pessoa quisesse teria entrado nas salas de aula e ainda poderia levar algum aluno que ninguém iria ver. Cadê a segurança do local?”, questiona a dona de casa, de 40 anos, mãe de um dos alunos que teve pneu da bicicleta furtado.