Apesar da chuva refrescar o começo da semana, o calorão volta a predominar em todo Mato Grosso do Sul. As altas temperaturas se alinham a baixa umidade relativa do ar nos próximos dias, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Na terça-feira (16), estão previstos sol com variação de nebulosidade, entretanto, há possibilidade de chuvas de intensidade fraca a tempestades acompanhadas de raio e rajadas de vento, principalmente na região centro-norte, leste e nordeste.

“Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido à convergência de umidade em baixos e médios níveis da atmosfera que favorecem a formação de nuvens e chuvas. Podem ocorrer acumulados de chuva, acima de 40 milímetros em 24 horas”, prevê o monitoramento.

Campo Grande terá mínima de 23°C e máxima de 33°C, inclusivo no radar de chuvas. Dourados terá temperaturas de 22°C a 36°C. Ponta Porã de 22°C a 34°C.

As regiões sudoeste e pantaneira devem pontuar as temperaturas mais altas, com mínima de 25 a 27°C e máxima de 35 a 39°C, em Porto Murtinho e Corumbá.

Na quarta (17) e quinta-feira (18), a previsão indica tempo mais firme com aumento gradativo das temperaturas, que podem atingir os 38 e 41°C, com destaque para as regiões sudoeste, pantaneira, norte e bolsão.

“Porém, não se descartam pancadas de chuva de forma isolada, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade. Com menor probabilidade, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento”.

Beba água

Nestes dias, estão previstas temperaturas mínimas entre 24 e 27°C e máximas que podem atingir os 38°C nas regiões do bolsão, pantaneira e norte. Para as regiões sul e leste as mínimas oscilam entre 24 e 26°C e máximas de até 38°C. Na região sudoeste esperam-se mínimas entre 27 e 29°C e máximas de até 41°C.

Em Campo Grande, esperam-se mínimas entre 24 e 25°C e máximas em elevação, com até 35°C. Além disso, são esperados baixos valores de umidade relativa do ar de 15 a 35%. Os ventos atuam do quadrante norte com valores de 40 a 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.