Sem trégua no tempo desértico, Mato Grosso do Sul está com 12% na umidade do ar
Massa de ar seco impede a formação de chuva
Karina Campos –
Mato Grosso do Sul permanece em alerta diante da umidade relativa do ar em índices críticos. Nesta terça-feira (6), os valores variam de 12 a 40%, condição comparada ao tempo desértico.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica avisos vigentes das 11h às 19h, com risco à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. O tempo ainda favorece incidência de incêndios florestais.
Estão no alerta laranja, com grau de severidade de perigo, as cidades de: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Cuide-se
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica é a responsável por inibir a formação de nuvens e chuvas, resultando em um ambiente seco e quente.
Portanto, a recomendação durante o dia consiste em:
- Ingerir bastante água
- Jamais ateie fogo em vegetação
- Evite exposição ao sol em horários mais quentes
- Reduza o desgaste físico
- Umidifique o ambiente
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.