O campo-grandense teve dois longos feriadões nas últimas semanas e quem não aproveitou para relaxar, viajar e visitar os parentes vai ter tempo de sobra para planejar, já que o próximo feriado da Cidade Morena acontece apenas em agosto.

Trata-se de 26 de agosto, aniversário de Campo Grande – que está no lucro, já que a maior parte do Brasil só folga novamente em novembro. Em 2024, muitos feriados caem no fim de semana, como 7 de setembro, que virá num sábado.

O segundo semestre é o mais afetado pelo calendário e o ano bissexto, que teve 29 dias em fevereiro. Até mesmo o principal ‘feriadão’ de Mato Grosso do Sul, a famosa Semana do Saco Cheio, será fortemente afetado neste ano e vai depender do poder público para existir. Porém, em agosto, o feriado prolongado volta a aparecer em Campo Grande.

Isso porque o aniversário da cidade, dia 26 de agosto, vai cair em uma segunda-feira. Ou seja, mais três dias de folga seguidinhos para aproveitar antes de iniciar uma nova semana.

feriado
Feriado do Padroeiro de Campo Grande foi na quinta-feira (Arte Jornal Midiamax)

Semana do Saco Vazio?

Como citado acima, a tradicional Semana do Saco Cheio pode estar comprometida em 2024. Isso porque o dia 11 de outubro, data da divisão de Mato Grosso do Sul, cai na sexta-feira. O feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontece no dia seguinte: um sábado.

Estaria o sul-mato-grossense fadado a uma ‘Semana do Saco Vazio’ com apenas um dia de folga (com acréscimo do fim de semana) em 2024 ao invés de uma semana inteira como nos outros anos?

Em alguns anos, para manter a semana tradicional, o Governo do Estado ‘adiantou’ a folga de alguns feriados para a Semana do Saco Cheio, como o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

feriado
Em outubro acontece a Semana do Saco Cheio (Arte Jornal Midiamax)

Proclamação da República

Em novembro acontece o último feriado prolongado. Na sexta-feira, 15 de novembro, o trabalhador vai poder emendar seu dia de folga no feriado de Proclamação da República com o fim de semana. Já o mais novo feriado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, cai numa quarta-feira.

Depois dessa data, o ano encerra com o Natal, em 25 de dezembro (feriado nacional), e dia 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo, como ponto facultativo – ambos em terças-feiras.