Sem escoamento, chuva rápida transforma ruas em rio no Nova Campo Grande

Avenida 22 segue alagada até cruzamento com a Avenida 5

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Avenida 4 ficou alagada em chuva de menos de 30 minutos (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Chuva rápida, de menos de 30 minutos, foi suficiente para alagar ruas do bairro Nova Campo Grande, na região oeste da Capital, na tarde desta quarta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra. O acúmulo de água nas vias dá lugar a rios e muita lama, situações que deixam as ruas intransitáveis.

O problema não ocorre apenas nas ruas não pavimentadas. Na avenida 4, por exemplo, o asfalto ameniza o barro, mas não impede que moradores fiquem ilhados em suas próprias casas.

O excesso de água na Avenida 4 transforma a via em um rio que percorre em direção a Avenida 5, onde já não há asfalto e o problema se agrava. Zenaide Fernandes, de 50 anos, mora há 27 anos na região e assiste de perto o problema da falta de escoamento das águas da chuva.

Moradora reclama sobre falta de escoamento adequado (Foto: Helder Carvalho)

“A água vem do início da Avenida 4, na cerca do Aeroporto, segue até a Avenida 5 e vai formando um rio porque não tem boca de lobo para escoar a água. A gente já reclamou, mas ninguém faz nada. Chove e a gente vem assistir esse rio”, relata.

Madalena dos Santos Bonfim, de 60 anos, mora no cruzamento entre a Avenida 4 e a rua 22. Há 11 anos na região, ela se diz já não tem esperança de que o problema seja solucionado.

“Aqui está muito precário e todo mundo sabe. Quando chove vira esse rio e quando para a chuva para, começa a enxurrada de acidentes. Já reclamamos disso tantas vezes, que até perdemos a esperança”, lamenta.

Motociclista no cruzamento entre a Avenida 4 e a rua 22 (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Previsão indica mais chuvas na Capital

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os moradores da região devem enfrentar novas pancadas de chuva. A previsão indica chuvas isoladas ainda nos próximos dias.

Na quinta-feira (21), há possibilidade de pancadas de chuva a qualquer período do dia. As temperaturas na Capital ficam variam entre 23°C e 33°C. A previsão indica que a instabilidade segue até o próximo sábado (21).

Conteúdos relacionados

chuva