Durante cerimônia para recepção dos primeiros 40 homens da Força Nacional – de 82 no total – que virão para Mato Grosso do Sul para auxiliar nas ações de combate e incêndios florestais no Pantanal, o secretário da casa civil, Eduardo Rocha, destacou as ações que deverão ser realizadas na sexta-feira (28), quando estarão presentes na região três ministros de Estado.

A visita terá os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet e Waldez Goés, que deverão sobrevoar o Pantanal e depois, dirigirem-se à Marinha, seguido ao Corpo de Bombeiros. Neste, deve acontecer uma reunião com os comandantes e representantes do Governo Estadual.

No quartel será realizada “uma apresentação para os ministros entenderem como o fogo começou e como o Estado está trabalhando no combate aos incêndios, equipamentos e pessoas envolvidas”, explicou o secretário.

Ainda segundo Rocha, ao final da apresentação técnica, o Governador Eduardo Riedel deve fazer requisições aos ministros, por exemplo, de projeto no valor de R$ 50 milhões para combate aos incêndios. Disse ainda que a ministra Simone Tebet já teria garantido R$ 100 milhões de reais para o Ministério do Meio Ambiente, que já estão sendo alocados para Ibama e ICMBio. Assim, haveria recursos para dispor à este e outros projetos.