Pular para o conteúdo
Cotidiano

Secretaria de Saúde confirma dois novos casos de Mpox em Mato Grosso do Sul

Total de casos já confirmados no Estado subiu para nove
Clayton Neves -
Sintomas da mpox incluem marcas na pele (Foto: Pixabay)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou dois novos casos da Mpox em Mato Grosso do Sul, elevando para nove o total de casos já confirmados no Estado. Conforme divulgado, os dois últimos pacientes são homens e moram em .

Além dos resultados positivos, a Secretaria informou que vários casos suspeitos foram investigados, no entanto, descartados. 

“O primeiro paciente viajou para e logo após apresentou os sintomas. O outro caso foi gerado através do contato com esse primeiro. Ambos são do sexo masculino, de 31 e 26 anos de idade”, informa nota da SES.

Os casos foram notificados nos dias 13 e 18 de agosto. Ambos os pacientes não apresentaram lesões e já receberam alta médica.

Entenda a Mpox

Mato Grosso do Sul agora tem 9 casos de Mpox, antiga varíola dos macacos, confirmados em 2024. De 2022 até agora, são 168 casos confirmados no Estado, sem óbitos. A doença foi declarada pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública global, nesta semana.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que a situação de Mato Grosso do Sul em relação a Mpox é confortável, apesar do alerta da OMS. Mas nem sempre foi assim, já que em 2022 o Estado foi um dos epicentros da doença.

A Mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação Caminhos Seguros: Mecânico é preso por estupro de vulnerável em Amambai

ihp

Doação de equipamento dos EUA amplia pesquisa de bioacústica no Pantanal de MS

Com oposição rachada, Venezuela realiza eleição legislativa e regional

Grávida perde bebê ao ser arremessada em acidente entre carro e motocicleta em MS

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Relatado por Tereza Cristina, Senado aprova projeto de Licenciamento Ambiental

Últimas Notícias

Polícia

Grupo criminoso que falsificava diplomas de cursos de enfermagem é alvo da Polícia Federal em MS

Mandados foram cumpridos em Eldorado e Miranda

Famosos

Power Couple: Dhomini se descontrola, avança em mulher e público pede expulsão

Dhomini perdeu a linha durante uma discussão, partiu para cima de Carol e causou polêmicas nas redes sociais; veja o vídeo

MidiaMAIS

Pizza às 3h da manhã vira pesadelo para cliente: ‘foi uma desfeita’

Campo-grandense relata transtorno com pizzaria ao realizar pedido de madrugada no iFood

Polícia

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa tem prazo prorrogado por mais 90 dias

Grupo já instaurou mais de 3 mil inquéritos