Como está a saúde mental da juventude? A pergunta, feita pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) de Mato Grosso do Sul, busca avaliar a saúde mental dos jovens sul-mato-grossenses. Por isso, em 12 de julho, a pasta abriu uma consulta pública para envio de sugestões e propostas que vão subsidiar a construção dos materiais e direcionar a abordagem do tema central na Semana da Juventude.

A iniciativa visa ouvir ativamente a voz de adolescentes e jovens, além de proporcionar um espaço de diálogo aberto e acolhedor, onde o público-alvo possa expressar preocupações, compartilhar experiências e contribuir com ideias.

Subsecretário da Juventude, Jessé Cruz, destaca que na consulta, os jovens terão a oportunidade de pontuar desafios enfrentados, discutir sobre recursos e serviços disponíveis. Além disso, poderão propor soluções para melhorar o acesso e o apoio psicossocial.

“A consulta é uma forma de ouvir os jovens, e deles também se sentirem pertencentes a esse movimento, que não é algo da Subsecretaria, da Cidadania ou dos parceiros, mas sim construído coletivamente”, explica.

Na última semana, o setor de Cidadania de MS, lançou a Semana Estadual da Juventude em três pólos da Capital. Além da consulta pública, a Cidadania, junto aos parceiros, também apresentou a cartilha “Juventude e Saúde Mental”.

Até a Semana Estadual da Juventude, instituída por lei, e que ocorre em setembro, o tema “Saúde Mental” ganhará maior visibilidade em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso, a Semana da Juventude pretende desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental de jovens entre 15 e 29 anos.

Participe da pesquisa: https://docs.google.com/.