Pioneira na vacinação contra a dengue, mas ainda sem cumprir a meta, Dourados faz campanha para conseguir imunizar mais de 45 mil moradores que ainda não tomaram a segunda dose. O levantamento é da Sems (Secretaria Municipal de Saúde).

Segundo a administração municipal, todas as unidades de saúde do município contam com o imunizante para completar o esquema vacinal iniciado em janeiro deste ano.

Conforme dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do laboratório japonês fabricante do imunizante, somente com a D2, aplicada três meses após a primeira dose, efetivando o ciclo vacinal, a eficiência da vacina chega, em média, a 85% por até cinco anos.

O diretor de Vigilância em Saúde, Devanildo de Souza, ressalta que a primeira dose pode causar uma sensação de proteção, mas essa só é efetiva com o ciclo completo e por isso é necessário completar o ciclo da vacinação.

“A segunda dose é fundamental para que a proteção contra a dengue seja efetiva e por isso o retorno aos pontos de vacinação três meses após a D1 é primordial”, explica.

Para aumentar o índice de imunizados, no próximo sábado (17) será o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a dengue, principalmente para pessoas entre quatro e 59 anos que receberam a primeira dose até 22 de maio.

Elas deverão tomar a segunda dose nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Seleta, Santo André, Vila Rosa, Maracanã, Jóquei Clube, Idelfonso e Parque do Lago.

Nestas sete unidades a vacinação acontece das 7h às 16h. Além delas, o PAM (Pronto Atendimento Médico) também estará vacinando, das 7h às 17h.