Sala de aula vira ‘hangar’ e exposição da história da aviação em Campo Grande

Alunos entregam produção do ano letivo com recortes, desenhos e até avião de dois metros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Avião de dois metros feitos pela turma (Fala Povo Midiamax)

Alunos apresentam nesta quarta-feira (4) a exposição “Viajando pelo Brasil a bordo do avião do Y-Juca Pirama”. A sala de aula da escola municipal torna-se um “hangar” com a história da aviação de Campo Grande, com direito a um avião de isopor e estrutura robótica de dois metros.

A exposição apresenta trabalhos realizados ao longo do ano no projeto de extensão no contraturno, com estudantes de 1 a 9 anos. Simone Godoy, professora do projeto, detalha orgulhosa sobre o resultado que aliou o conhecimento sobre a história do avião e o lado artístico dos pequenos.

Foi após uma visita ao hangar da Base Aérea de Campo Grande que a turma de desenho artístico se inspirou sobre a carreira do Major Aviador Y – Juca Pirama e da aeronave utilizada pelo militar, o monomotor BT15. Logo, os alunos passaram a aprender técnicas de desenho e observação com grafite.

“O avião de dois metros, montei e as crianças pintaram. Eu ensino muito técnicas (de desenho) desde fevereiro. Eles ficaram o ano todo na produção. Minha obrigação era apenas ensinar desenhar, mas como eu gosto de cativar, aprendi o circuito de robótica para dar vida aos desenhos e motivar ainda mais os alunos que se apaixonaram pela ideia de ter seus desenhos ganhando vida com motores, hélices, LEDs”.

Projeto começou em fevereiro (Arquivo pessoal)

História

O BR15 ganhou cores representativas de Mato Grosso do Sul, além da estrutura de robótica. O monomotor ganhou primeiro o projeto no papel, com as cores escolhidas pela turma.

“As famílias participaram de visitações na escola de exposições e os alunos aprenderam de forma motivadora com atividades lúdicas, fora do tradicional, encontramos um verdadeiro show de talentos dos mini artistas e desenhistas”.

A Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida, na Vila Interna da Base Aérea, foi inaugurada no dia 15 de setembro de 1992 pelo Prefeito Lúdio Martins Coelho e pelo Comandante da Base Aérea o Coronel Pires.

Desenhos dos pequenos artistas (Arquivo pessoal, fala Povo Midiamax)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

BR-163 em MS