Remoção de árvore gigante continua e tem atraído curiosos em Dourados
A seringueira centenária já foi tombada, mas teve o tombamento suspenso, pois apresentava sinais de que não estava mais saudável
Priscilla Peres, Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Passadas 48 horas após a queda de uma seringueira gigante em Dourados, a remoção da árvore continua. Enquanto isso, a rua continua interditada e a situação se tornou ‘ponto turístico’, já que dezenas de curiosos têm ido até o local ver a árvore.
E realmente as imagens impressionam. A seringueira centenária já foi tombada, mas teve o tombamento suspenso, pois apresentava sinais de que não estava mais saudável. Vizinhos lutavam há anos pela retirada da árvore do local.
Os trabalhos de remoção estão sendo conduzidos pela prefeitura e a expectativa da Defesa Civil era terminar o serviço nesta quinta-feira (05). Porém, as imagens mostram que há muito serviço pela frente.
Caminhões, tratores e militares estão mobilizados na ação de retirada da árvore. Enquanto isso, os vizinhos seguem convivendo com transtornos. Vale lembrar que dois veículos estão sob os galhos da árvore.
Prejuízos ainda incalculáveis
Cinco carros e duas casas foram total ou parcialmente destruídos pela queda da árvore no bairro Jardim Paulista, região central de Dourados. Os prejuízos ainda serão calculados, considerando que deve levar dois dias para que a árvore seja retirada do local.
Totalmente destruído, um veículo Voyage não tinha seguro. Além dele, um Citroen também foi completamente destruído e três caminhonetes sofreram danos. A energia elétrica do bairro foi suspensa para a retirada da árvore.
A motorista do Voyage, de 20 anos, contou que havia estacionado embaixo da árvore há apenas 20 minutos, quando ouviu o barulho da queda.
Moradores tinham autorização para remoção
Documento do Instituto de Meio Ambiente de Dourados, de março de 2023, autoriza a retirada da árvore, mediante ao cumprimento de várias exigências. No documento, explica que a árvore da espécie seringueira, teve seu tombamento revogado em dezembro de 2021.
O documento afirma que os motivos para a retirada se enquadram em lei, o requerente se comprometeu ao plantio de muda no local e pagamento de compensação ambiental. A autorização toinha prazo de 180 dias e expirou em setembro de 2023.
Em abril deste ano, ofício assinado pelo secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha, mostra que a retirada da árvore foi “inserida no cronograma de trabalho da secretaria”.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
Últimas Notícias
Empresas iniciam semana com a oferta de 4,7 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
Funtrab oferta oportunidades em 35 cidades
Tenente suspeito de dirigir carro usado na execução de Gritzbach é preso
Homem é o 16º PM preso por envolvimento no crime
Processo seletivo para médico do Hemosul MS segue aberto com salário de R$ 5 mil
Inscrições vão de 15 a 22 de janeiro, com previsão de contratação no dia 10 de março
Procurando emprego? Funsat oferece 1,8 mil vagas em Campo Grande na próxima segunda-feira
Vagas são em diversas áreas e níveis de especialização
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.