‘Qual detalhe da natureza traz um sorriso ao seu rosto’?: Projeto acadêmico exercita reflexão de campo-grandenses

Acadêmicas foram até a Rua 14 de Julho conversar com pessoas de todas as idades

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto de extensão leva reflexão sobre natureza (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

“Qual é aquele detalhe da natureza, por menor que seja, que sempre traz um sorriso ao seu rosto?”. É com essa pergunta que quatro acadêmicas de pedagogia – 6° e 7° semestre – da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abordam os campo-grandenses na Rua 14 de Julho. Embora simples, o projeto de extensão busca levar reflexão sobre o comportamento humano e a capacidade de interpretação.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Esta terça-feira (10) é o segundo dia que as universitárias saem às ruas para executar o projeto, que leva o questionamento a crianças, adultos e idosos “justamente para entender como cada geração entende e interpreta a pergunta. A ‘pesquisa’ é simples: quem aceita participar recebe um papel, caneta ou giz de cera, e desenha ou escreve aquilo que, na natureza, lhe faz sorrir.

Cartaz leva reflexão aos campo-grandenses (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

“Queremos que as pessoas reflitam. Às vezes, na correria, não prestamos atenção no nosso entorno. Então esse projeto faz as pessoas desacelerarem e pensarem um pouco sobre coisas boas, momentos felizes. Não é todo mundo que aceita participar, mas tem gente que só de ler a pergunta abre um sorriso”, explicam.

E se a pessoa não souber escrever, elas ajudam. “Recebemos alguns idosos que falam não saber escrever, que saíram da escola há muitos anos. Nós ajudamos. O que importa é as pessoas participarem, refletirem e de quebra, conhecer um pouco mais dos nossos artistas”.

Projeto é desenvolvida por alunas de pedagogia (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Isso porque, além da pergunta, elas apresentam poemas de Manoel de Barros e músicas de Márcio de Camillo. Ao todo, serão três dias de projeto. As acadêmicas já passaram pela praça Ary Coelho, monumento do Manuel de Barros e finalizarão a ação na Orla do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

No fim, elas colherão as respostas e avaliarão o que as pessoas responderam, como interpretaram e como está a relação das pessoas em coisas cotidianas, como observar a natureza. “Ainda não lemos as respostas, mas estamos curiosas. O pessoal que aceita participar desenha, escreve bastante, são bem participativos mesmo”.

Campo-grandenses participando da pesquisa (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

UEMS