Pode? Dono de Fiat Uno transforma carro em conversível: ‘virou uma Saveiro’
Modificações em veículos devem ser comunicadas ao Detran-MS
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fiat Uno é um dos carros queridinhos no Brasil devido ao bom custo-benefício, mas um em especial tem chamado a atenção em Campo Grande devido a modificação que os proprietários realizaram no veículo: transformaram o automóvel em um “conversível” ao retirarem o teto do Uno quadrado.
O carro possui até perfil público nas redes sociais em que são compartilhadas imagens do veículo. Nesta terça-feira (30), por exemplo, foram publicados vídeos que mostram que o Fiat Uno conversível está com o para-brisa trincado e aparenta não possuir cinto de segurança.
Parte das imagens foram feitas na Avenida Guaicurus. “Conversível virou um [Volkswagen] Saveiro para carregar as peças [de um carro]”, disse o motorista em um dos stories. Dirigir com o para-brisa trincado ou sem cinto de segurança é considerado infração grave, rende perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.
É importante ressaltar que alterações de características originais dos veículos, sejam de luxos ou não, precisam ser comunicadas ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
No início deste ano, o órgão estadual em Mato Grosso do Sul emitiu um alerta para regularização de veículos modificados após a morte de quatro jovens por asfixia dentro de uma BMW, em Balneário Camboriú (SC). Uma alteração no escapamento do veículo pode ter causado vazamento de monóxido de carbono.
O BPMTRAN (Batalhão De Polícia Militar De Trânsito) reforça que os proprietários devem ficar atentos ao que rege a legislação, especialmente o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O Midiamax solicitou ao Detran-MS informações sobre a situação do Fiat Uno conversível. Em resposta, o órgão afirmou que não está autorizado a passar informações específicas sobre veículos devido à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados),
Como regularizar as modificações?
Um veículo só pode ter as características alteradas após obter autorização junto ao Detran e se estiver de acordo com as normas vigentes. O proprietário deve informar por meio de um requerimento quais as alterações deseja realizar.
As mudanças mais realizadas em Mato Grosso do Sul são a troca de carroceria e inclusão de eixo em veículos como caminhões.
Após providenciar a autorização e fazer as modificações, o dono do veículo deve obter um CSV (Certificado de Segurança Veicular) válido, emitido por um engenheiro mecânico em uma ITL (Instituição Técnica Licenciada) em concordância com a autorização concedida pelo Detran.
Durante a vistoria na ITL serão avaliados os itens de segurança, estruturais e emissão de poluentes do veículo.
Após obter o CSV, o veículo deve passar por uma vistoria final para verificar os elementos de identificação do veículo e se as modificações correspondem com a autorização emitida.
A vistoria final é necessária para a emissão de um novo CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico) pelo Detran em que serão registradas as modificações e deixando o veículo regularizado.
Conduzir veículo modificado sem regularização é considerado infração grave de trânsito, sujeita à multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo para regularização.
*Matéria atualizada às 14h18 do dia 31 de janeiro de 2024 para acrescentar a resposta do Detran-MS.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.