Iniciativas lideradas por mulheres e pessoas trans que promovam o debate público e a defesa dos direitos humanos, da democracia e do meio ambiente, podem se inscrever no 8º Edital Mulheres em Movimento, que doará R$ 50 mil para 60 projetos selecionadas em todo o país.

O prazo para inscrições vai até 10 de junho e é uma iniciativa do ELAS+, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres. O ELAS+ é o primeiro fundo filantrópico feminista e antirracista por justiça social no Brasil, e completa 25 anos em 2025. 

Conforme o edital, podem se inscrever todas as iniciativas, com ou sem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), lideradas por mulheres, cis, trans e outras transidentidades, que tenham atuação direta no atendimento às comunidades, ações de mobilização social, promoção do debate público, advocacy, controle e participação social, atividades de formação e informação, ação coletiva ou trabalho em rede (intermovimentos, intergeracionais, interpaíses). 

Segundo a entidade, ao longo de 24 anos de atuação o ELAS+ já apoiou mais de 1,2 mil grupos e organizações com mulheres na liderança, e atuam na defesa de questões como uma vida sem violência, direitos LBTIs, direito à moradia e à saúde, contra todas as formas de racismo, direito à cidade, direitos trabalhistas, justiça ambiental. 

As informações completas sobre o edital podem ser conferidas neste link: https://fundosocialelas.org/mulheres-em-movimento/.