Pular para o conteúdo
Cotidiano

Área de 6 mil hectares degradada do parque do Rio Taquari recebe plantas do Cerrado

Para acompanhar a evolução do projeto, armadilhas fotográficas ativadas por sensores de movimento foram instaladas na área que é recuperada
Liana Feitosa -
Área degradada ao norte de Mato Grosso do Sul que faz parte de projeto. (Divulgação Imasul)

Cerca de 270 mil mudas serão plantadas no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari para restaurar aproximadamente 6 mil hectares na região norte de Mato Grosso do Sul entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, distante 323 quilômetros de .

O projeto “Sementes do Taquari”, realizado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), tem o objetivo de restaurar a área que é uma unidade de conservação e que sofre com a ação de voçorocas, que grandes buracos e erosões que deixam o solo pobre e infértil, e que são formados em decorrência de práticas erradas de manejo do solo, enxurradas causadas por água da chuva e falta de vegetação sobre a terra para protegê-la. 

O plano é semear vegetação típica do Cerrado para que, aos poucos, a vida volte a se desenvolver na região. Já foram plantadas 70 mil mudas em uma área que recebeu o tratamento do solo e até o fim do ano a previsão é de que sejam plantadas mais 200 mil mudas. “São espécies do Cerrado como ipê, balsamo, angico, aroeira, sendo que 20% são plantas frutíferas para alimentar os animais silvestres, entre elas o baru, pequi, jenipapo, jatobá”, explicou o geógrafo Rômulo Oliveira Louzada, um dos responsáveis técnicos pelo projeto.

Monitoramento

Para acompanhar a evolução do projeto, armadilhas fotográficas, ativadas por sensores de movimento, foram instaladas na área que é recuperada. Durante o dia e principalmente à noite, dezenas de espécies como antas, catetos, lobinhos, mão-peladas, tamanduás e até onças pardas foram flagradas transitando pela região.

A qualidade da água dos corpos hídricos presentes na região também está sendo monitorada, com pontos de amostragem que passaram a integrar o programa de ‘Monitoramento da Qualidade das Águas’, executado pelo Imasul, e até mesmo o monitoramento da paisagem acústica terrestre, que é o som do ambiente externo, é utilizado em avaliações. 

O objetivo é avaliar a heterogeneidade de pontos específicos para comparar áreas nativas, áreas degradadas e áreas em restauração do ponto de vista sonoro. Assim, é possível verificar a presença de espécies de aves de maneira indireta no ambiente, otimizando os recursos para trabalhar com as espécies.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

‘Etapa mais sensível’: senadores encontram aliados e opositores de Trump em busca de solução para tarifaço

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Homem invade mercado com taco e arame para espancar desafeto em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil

Esportes

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Amanda Gutierrez marcou dois gols na partida

Cotidiano

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Grêmio voltou a vencer após quatro jogos, sendo dois empates e duas derrotas