Programe-se: Confira o que abre e o que fecha em Campo Grande no feriado da Consciência Negra
Novo feriado do calendário nacional altera expediente e serviços na quarta-feira (20)
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Novo feriado no calendário nacional, o Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, ressalta a oportunidade de reflexão sobre a história escravocrata do Brasil e a necessidade de superar o racismo que ainda persiste.
O feriado altera o expediente de repartições públicas e estabelecimentos privados na quarta-feira (20). Para ajudar na sua programação, o Jornal Midiamax separou uma lista dos principais serviços de Campo Grande que abrem ou que fecham.
Ônibus
A Agetran informa que aguarda o parecer da Associação dos Comerciantes de Campo Grande para avaliar as demandas do comércio e formular a estratégia mais eficaz para a operação dos ônibus na cidade.
Supermercados
A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informa que os estabelecimentos de Campo Grande poderão abrir normalmente, sempre garantindo a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores.
Correios
As agências dos Correios não abrem na quarta-feira, e retomam os serviços no dia seguinte. O atendimento de pós-venda será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será no dia útil, a partir das 8h.
Comércio
As empresas de Campo Grande poderão abrir normalmente na quarta-feira. Logo, o empresário pode decidir se quer ou não abrir as portas. A autorização foi decidida na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindivarejo-CG (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), Fecomércio-MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.
É necessário que as empresas informem ao Sindicato dos Empregos, a intenção em até cinco dias antes e pagar R$ 22 por empregado. Para cada dia trabalhado, o funcionário terá direito a uma folga compensatória, a ser concedida na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.
O horário de trabalho nos feriados, com exceção dos estabelecimentos localizados nos shoppings, será das 9h às 18h, com intervalo de, no mínimo, 1 hora.
Shoppings
- O Shopping Campo Grande funciona normalmente, das 10h às 22h.
- Também seguindo o funcionamento normal, o Shopping Bosque do Ipês abre das 10h às 22h.
- O Shopping Norte Sul Plaza funciona normalmente, das 10h às 22h.
- Já o Shopping Pátio Central funcionará das 9h às 16h.
Bancos
Seguindo as normas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o feriado nacional também suspende os atendimentos presenciais. Enquanto isso, os serviços ficam disponíveis via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.
O expediente retorna na quinta-feira normalmente.
Prefeitura e Governo do Estado
As repartições públicas do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal folgam apenas na quarta-feira e retomam o expediente na quinta-feira.
TJMS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não terá atendimento ao público, retomando o atendimento na quinta-feira.
O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.
Neste link, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.
Bares e restaurantes
A iniciativa privada pode abrir normalmente durante o feriado, como bares e restaurantes. Vale lembrar que os empresários devem seguir as regras trabalhistas de folga compensatória.
Unidades de saúde
Serviços de saúde são considerados essenciais e funcionam durante feriados e o fim de semana. Sendo assim, as unidades plantonistas atendem normalmente. Clique aqui e confira a escala em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde).
Polícia Civil
No feriado, funcionarão apenas a Deam (Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher), a 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, localizada no bairro Moreninha II, a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada) e a Depac Centro. Essas unidades estarão disponíveis para registro de ocorrências. As demais reabrem na quinta-feira.
Detran
No Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não haverá atendimento ao público nas agências de todo o Estado. As unidades retornam normalmente no próximo dia útil. O órgão reforça que 95% dos seus serviços estão disponíveis na plataforma Meu Detran e no aplicativo Detran MS, como emissão de guias para a regularização de veículos e solicitação de emplacamento do primeiro veículo.
Casa da Saúde
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde não terá atendimento ao público na quarta-feira, seguindo a determinação do Governo do Estado.
O órgão retorna com o atendimento normal na quinta-feira. A Casa da Saúde fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e de ação judicial. Para renovação das solicitações e dispensação de medicamentos o horário de atendimento será das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas das 7 horas às 15h30.
Notícias mais lidas agora
- Médico esfaqueado em posto de saúde morre em hospital de Dourados
- Mulher morre após ser prensada entre carro e caminhão na Avenida Guaicurus
- Caminhonete com família bate em poste, pais morrem e criança fica em estado grave em Campo Grande
- Jovens que teriam furado sinal vermelho ficam feridas em colisão no centro de Campo Grande
Últimas Notícias
Proprietário pede ajuda para localizar moto roubada no Jardim Itatiaia
A motocicleta é uma Honda CG Titan 150 KS.
Castigo por ser pobre? Filho se recusa a revelar por que não convidou a própria mãe para casamento em MS
Embora se recuse a falar sobre o tema, ele não nega nenhuma das acusações feitas por sua genitora
Com possíveis irregularidades em concurso, prefeitura de Juti está na mira no MPMS
Entre possíveis irregularidades está a alegação de que algumas provas aplicadas seriam semelhantes a exames realizados em outro município
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.