Carnaval não é feriado, mas tem folga para alguns serviços em . O Jornal Midiamax separou o expediente das principais atividades que abrem e fecham nesta segunda-feira (12).

Ônibus

Considerando o ponto facultativo decretado pela Prefeitura, na segunda-feira será mantida a mesma operação que está sendo feita durante as férias escolares, segundo a (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

As linhas 244, 322, 417, 418, 419, 422, 424 e 426 irão operar em função das necessidades das indústrias. Já na terça-feira, opera um plano semelhante ao dos sábados.

Quarta-feira de Cinzas volta ao mesmo plano da segunda-feira: a partir das 10h, todas as linhas deverão retornar à operação normal no sentido bairro/terminal e/ou terminal/centro.

“A Agetran reforça que, nos dias 12 e 13, Campo Grande terá uma linha especial, que sairá da Praça Ary Coelho até a Praça do Papa, onde acontecerão os desfiles das escolas de samba da Capital. O primeiro tem previsão de sair às 18h e o último, 19h20, será utilizado os pontos de parada da linha 085”.

Além dos veículos habituais, serão mantidos mais três veículos extras com tripulação, das 23h30 a 1h30 para atender às demandas, caso seja necessário.

Repartições públicas

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Carnaval de 2024 e não há expediente. As repartições públicas retornam às 13h na Quarta de Cinzas.

No Governo do Estado, publicação anual também estabelece a segunda e terça-feira como ponto facultativo. Na quarta-feira, o retorno está previso para as 13h.

Bancos

O calendário oficial da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) inseriu ponto facultativo na semana do Carnaval. A decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, incluindo a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Unidades de saúde

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente por 24h; as Unidades Básicas vão funcionar em escala de plantão da vacinação. Confira a escala de plantão aqui.

Comércio

Conforme a Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, o comércio irá funcionar normalmente. O Carnaval não é considerado feriado do calendário nacional, portanto, não há necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de folga aos funcionários. Vale lembrar que o empresário tem liberdade de decidir sobre o funcionamento do estabelecimento.

Mercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que as unidades têm liberdade de funcionar normalmente.

Correios

Na segunda e na terça-feira de Carnaval, não haverá atendimento nas agências dos Correios. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira de Cinzas, com agências abertas a partir das 12h.

Nos dias 12 e 13, o atendimento automatizado da CAC (Central de Atendimento dos Correios) estará disponível no site ou telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. O atendimento com os operadores será retomado na quarta-feira de Cinzas (14), às 8h.

Detran-MS

As agências do (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) seguem o decreto estadual.

Shoppings

Bosque dos Ipês: irá funcionar normalmente e terá extensa programação infantil gratuita de 10 a 13 de fevereiro, além de pista de patinação no gelo, circo, piscina de bolinhas, passeio de trenzinho e muito mais. Venha curtir o Carnaval com a sua família no Bosque. Horário de funcionamento das lojas do shopping: 10h às 22h de segunda a sábado e 12h às 20h aos domingos. Praça de Alimentação aberta das 11h às 21h no domingo.

Pátio Central vai abrir às 8h e encerrar às 19h as atividades nas lojas e 20h a praça de alimentação. O horário segue o mesmo na terça-feira. Já na quarta-feira começa as atividades às 11h até 19h nas lojas e 20h na praça de alimentação.

O Shopping Campo Grande informou que as atividades seguem normalmente durante o Carnaval, das 10h às 22h.

Já o Shopping Norte Sul vai funcionar com horário especial de domingo. As lojas satélites abrem às 12h e encerram às 20h, as âncoras das 11h às 21h e a praça de alimentação e lazer das 11h às 21h.

Bares e restaurantes

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pontua que a data não é feriado, portanto, os estabelecimentos podem abrir normalmente conforme o horário habitual de funcionamento.

TJMS

O (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não tem expediente e retorna após as 12h de quarta-feira. O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

No portal www.tjms.jus.br/plantao.php, no ícone ‘Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Delegacias

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades vão receber apoio das demais durante o período de Carnaval.