Pular para o conteúdo
Cotidiano

Procissão, missa e cavalgada reúnem cerca de mil fiéis na Comunidade Nossa Senhora Aparecida

O dia 12 de outubro é uma data de expressar a devoção e veneração à Santa Mãe de Deus
Layane Costa, Beatriz Magalhães -
Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Devotos de diversas regiões de Campo Grande se reuniram na manhã deste sábado (12) na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Mata do Jacinto, em homenagem à Padroeira do Brasil. A peregrinação em meio ao tempo nublado, missa e cavalgada reuniram cerca de mil fiéis.

Para o padre da Igreja Matriz Senhora das Graças, Carlos Henrique Bottura, o dia 12 de outubro é uma data de expressar o carinho, devoção e veneração à Santa Mãe de Deus.

“Existem muitas comunidades dedicadas a ela e mais ainda devotos que sempre se colocam sob a proteção dela, a proteção materna de Nossa Senhora com esse título [Padroeira] aqui no Brasil”, pontuou o padre Carlos.

O padre ressaltou a fé não só dos campo-grandenses sob Nossa Senhora, mas também dos brasileiros. “É algo que está profundamente colocado dentro do coração do nosso povo, principalmente católico, e fazemos essas celebrações também, expressando o nosso carinho, nossa devoção, a nossa veneração à Santa Mãe de Deus”, afirmou o padre.

Segundo o organizador do evento, Carlos Roberto Soares, o Betão Coite, de 41 anos, as homenagens à Maria são demonstração de fé, além de manter a cultura. “É uma festa em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. O objetivo do evento é manter a cultura. Somos católicos, temos fé em Nossa Senhora, a mãe do nosso Salvador”, pontuou.

Cavalgada

Durante as celebrações em homenagem à Aparecida, houve também a cavalgada e a bênção dos cavalos.

A devota Rafaela França, de 25 anos, participou da cavalgada com seu cavalo, Chocolate. “É maravilhoso, eu amo a cavalgada. É a representação da fé, uma forma de homenagear a nossa Padroeira”, destacou.

Para Betão, a cultura do cavalo é uma tradição dos sul-mato-grossenses. “A cultura do cavalo é a nossa tradição, nós somos vaqueiros, somos do campo. Então, trabalhamos com cultura”, afirmou.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Conforme a história, no ano de 1717, três pescadores (João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia) lançaram suas redes no Rio Paraíba para conseguir peixes para um jantar especial.

Após várias tentativas, os três pescadores tiraram das águas escuras uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, a cabeça.

Depois que os pescadores colocaram a imagem dentro do barco, começaram a vivenciar a ação de Maria. Os pescadores, que antes não conseguiam pescar nenhum peixe, encheram suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Contudo, antes de levarem os peixes para o jantar, entregaram os pedaços da imagem a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e as colocou em um pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora pelo milagre dos peixes.

Foi então que nasceu uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado nacional no país.

Confira as imagens:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bandidos invadem casa e levam até alimentos de pedreiro que saiu para velório do irmão

Carreiras jurídicas em ascensão: como a perícia grafotécnica abre portas no mercado de trabalho em MS

EUA recompensará informações sobre Hezbollah na fronteira de Argentina, Brasil e Paraguai

Viih Tube afirma que relação com Eliezer mudou após conversão religiosa do casal

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Moraes avalia novo pedido de afastamento de Waldir Neves do TCE-MS

Últimas Notícias

Polícia

Morte de mulher carbonizada em frente à casa do ex é investigada como homicídio qualificado

Um motociclista foi visto em um posto de combustível comprando gasolina, mas o caso é investigado

Famosos

Ana Paula Padrão critica ‘mães de bebê reborn’: “Patologia”

Apresentadora gravou vídeo opinando sobre o assunto do momento

Transparência

Em menos de 2 meses, obra de escola recebe segundo aditivo e sobe para R$ 1,88 milhão em MS

Obra da Escola Municipal Benigno Escobar, no Jardim Paraíso, em Sidrolândia, foi iniciada há cerca de nove anos, em 2016

Famosos

Após perder conta no Instagram, Andressa Urach confessa estar enfrentando fase complicada

Ex-Miss Bumbum revelou que está cuidando da saúde mental