Primordial em todas as fases da vida, vacinação tem declínio na fase adulta e especialista explica o motivo
Especialista explica os fatores que interferem na procura dos adultos por vacinação
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vacinação é o método mais seguro e eficaz no combate de doenças em todo o mundo. No entanto, a partir de 2016 – principalmente durante a pandemia da Covid-19 – houve um declínio preocupante na busca por imunizantes, principalmente entre adolescentes e adultos.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo, isso se deve a alguns fatores, incluindo a crescente divulgação de Fake News acerca das vacinas.
Pensando nisso, há quase dois anos, o Ministério da Saúde e as secretarias têm intensificado as campanhas de incentivo à vacinação. O resultado é um aumento progressivo na aplicação dos imunizantes que compõem o calendário básico.
Um exemplo disso são os dados do Ministério da Saúde acerca da cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul. Em 2023, a aplicação da BCG, vacina que previne contra as formas graves da tuberculose, ficou abaixo da meta da cobertura vacinal. A meta era 92,54%, mas apenas 85,51% das crianças nascidas receberam a imunização.
Por outro lado, até o dia 18 de outubro de 2024, Mato Grosso do Sul já superou a meta ao imunizar 92,54% da população nascida este ano.
Adultos compõem a população que menos se vacina
O índice de vacinação é bem alto entre crianças recém-nascidas e na primeira infância, o que reforça a preocupação dos pais com a saúde dos filhos. Porém, quando elas crescem, chegando na pré-adolescência, a busca por determinados imunizantes começa a cair.
E isso se reflete na fase adulta, já que muitas pessoas não têm o hábito de se imunizar, mesmo com as doses disponíveis nas unidades de saúde. O hábito de se imunizar retoma, consideravelmente, quando a pessoa chega na terceira idade, fase em que volta a viver mais vulnerável às doenças.
Isso se confirma ao analisar o painel de cobertura vacinal do Ministério da Saúde. Quando se observa o balanço de vacinas obrigatórias na primeira e segunda infância, todas tiveram mais de 80% de adesão. O cenário muda quando se observa a aplicação da vacina dTpa na fase adulta, por exemplo, quando apenas 50,84% foi aplicada, indo na contramão da meta, que é de 95%.
Baixa procura
Adultos precisam dos imunizantes tanto quanto crianças. Porém, com a rotina, informações falsas sobre elas, e aquele pensamento de que nada acontecerá, diminuiu a procura desse público.
Conforme a coordenadora da imunização estadual, Ana Paula Goldfinger, crianças e adolescentes são ótimos agentes de saúde. Por isso, se forem bem orientadas pelos pais, terão maior consciência sobre a importância da vacinação e, na fase adulta, não serão inadimplentes com a própria imunização.
A especialista ressalta ainda que é essa falta de consciência que contribui para uma queda considerável no número de doses aplicadas em todo o Brasil, já que existe uma baixa procura entre jovens e adultos pelos serviços de saúde.
“Considerando esse fator, associado aos esquemas vacinais que por sua vez são realizados em duas e até mesmo três doses e em intervalos que podem ser de até 180 dias entre as doses, o espaçamento entre as doses e o número de doses para considerar o indivíduo como tendo o seu esquema completo também se torna um fator que leva a falta de completude dos esquemas vacinais entre jovens e adultos”, explica.
A vacinação é uma estratégia de saúde pública que pode ser considerada um dos melhores investimentos em termos de custo-benefício, pois protege a pessoa vacinada e também as que não desenvolvem imunidade. Além disso, contribui para o controle e eliminação de doenças causadas por bactérias ou vírus, evitando a propagação de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves. Neste sentido, a falta da vacinação pode levar a consequências negativas para saúde pública.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Conselho da agência nuclear da ONU condena o Irã pela 2ª vez no ano por falta de cooperação
O conselho de fiscalização nuclear do órgão também pediu por respostas sobre partículas de urânio encontradas em dois locais que não foram declarados como instalações nucleares
STF forma maioria para manter prisão de Robinho
Ele foi condenado a 9 anos de prisão por estupro pela Justiça italiana
Motorista ‘fura’ pare e causa acidente com motociclista na Vila Bandeirante
Conforme informações o condutor do veículo fugiu do local
População de Ribas do Rio Pardo recebe projeto Vizinhança na Praça no sábado
Evento começa às 19 horas na Praça dos Ipês, localizada na Rua Edelmiro Lopes, no Jardim Ouro Verde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.