Chegou nesta quinta-feira (27) a primeira turma dos 82 agentes da Força Nacional que devem desembarcar em Mato Grosso do Sul nesta semana, para auxiliar nas ações de combate e incêndios florestais no Pantanal.

Esta primeira turma é composta por 40 militares, em sua maioria bombeiros, que participaram nesta tarde de cerimônia no Quartel do Corpo de Bombeiros do município. O responsável pela tropa é Marinaldo Gomes Rocha, major do Corpo de Bombeiros de Tocantins, que foi recepcionado por Frederico Reis, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Estes militares vieram do Distrito Federal. A segunda turma, que deve chegar amanhã (28), é composta por 42 militares, vindos do Rio Grande do Sul.

O comandante Reis agradeceu a disposição e empenho no auxílio no combate aos incêndios na região do Pantanal, onde segundo ele, os principais desafios são os deslocamentos e a permanência nos locais de combate. “A chegada desses militares da Força Nacional agrega ao trabalho já efetuado há mais de 80 dias pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul”.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Já o major Gomes Rocha afirmou que os militares irão somar aos esforços já empreendidos. “Para nós é uma satisfação e honra estar aqui colaborando com o Estado de Mato Grosso do Sul, estamos com a cabeça focada no combate aos incêndios e é só isso que nos importa neste momento”, disse o major.

Além do reforço de pessoal, a Força Nacional agrega o combate com 25 viaturas pequenas e dois caminhões carregados com material de combate ao incêndio. As atividades destes reforços devem iniciar já na manhã de sexta-feira (28).