Primavera: Onda de calor, chuvas intensas e incêndios são aguardados na estação em MS
Primavera em MS deve ser marcada por grandes oscilações do clima
Valesca Consolaro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No próximo domingo (22), ocorre oficialmente a chegada da primavera no Hemisfério Sul. Em Mato Grosso do Sul, a estação começa às 8h44 e termina em 21 de dezembro. Conforme prognóstico divulgado nesta terça-feira (17) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o período poderá ser chuvoso, com altas temperaturas e risco de incêndios continuarem ocorrendo.
Conforme a previsão, há grandes chances de fogo para o trimestre, com destaque para as regiões pantaneira e sudoeste, que se encontram entre o nível de “Alerta” a “Alerta Alto”. Porém, grande parte do Estado está sob a previsão de nível de “Alerta” e “Atenção”. Ou seja, os focos de incêndio devem permanecer, mas estima-se que em menor proporção, devido à alta probabilidade de chuva.
Confira no mapa, como estão distribuídos os alertas de risco para incêndios no Estado, ao longo dos três meses da primavera:
Chuvas podem seguir média histórica
Com relação às chuvas, quando verificamos a previsão de um conjunto de modelos, o Cemtec mostra que devem ficar dentro ou próximo da média histórica para o período em Mato Grosso do Sul.
A previsão é otimista, principalmente por ser diferente do cenário dos últimos meses, em que as chuvas estiveram abaixo da média.
Conforme a previsão do Cemtec, na maioria dos locais do Estado, as chuvas variam entre 400 a 500 mm. Na região noroeste, as chuvas variam entre 300 a 400 mm. Enquanto nas regiões sul, sudeste e nordeste variam entre 500 – 600 mm.
Temperaturas elevadas e onda de calor devem prevalecer
Em relação à previsão climática da temperatura, para o mesmo trimestre, o modelo indica que em Mato Grosso do Sul as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica, o que pode favorecer a formação de ondas de calor.
Segundo o Cemtec, as temperaturas médias esperadas para o trimestre variam entre 24-26°C. Na região noroeste do Estado, as temperaturas variam entre 26-28°C. Já na região extremo sul, as temperaturas variam entre 22-24°C no trimestre.
Entretanto, a previsão também indica que devem ocorrer oscilações ao longo do período, e a tendência climática mostra que a temperatura do ar deve ficar de acima a muito acima da média para o período. Ou seja, o trimestre pode ser mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul.
Características da primavera
A primeira é considerada um período de transição entre as estações seca (inverno) e chuvosa (verão) na região central do Brasil, bem como o início da convergência de umidade oriunda da Amazônia e retorno mais regular das chuvas.
Devido a maior incidência de radiação solar, observa-se também uma elevação gradativa das temperaturas ao longo da primavera e uma maior frequência de dias de calor.
Essa combinação faz com que os meses de primavera sejam, historicamente, os mais quentes do ano no Mato Grosso do Sul. Em especial, o mês de outubro é o mês mais quente do ano em vários municípios do Estado.
Por ser um período de transição entre a estação fria e quente, a primavera é considerada, historicamente, a estação com maior frequência de ocorrência de tempestades severas. Logo, há possibilidade de tempestades de rápida duração capazes de gerar chuvas intensas, com descargas elétricas atmosféricas, fortes rajadas de vento e até mesmo a queda de granizo.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Novorizontino perde para o Amazonas e tem liderança ameaçada na Série B
O resultado é bom para o Santos, que pode reassumir a liderança
Antes de falecer em casa, idoso de 106 anos diz ao filho que iria ‘partir’
Idoso de 106 anos faleceu em casa em bairro de Campo Grande
Grêmio derruba série invicta do Fortaleza e se afasta do Z-4 do Brasileirão
O público foi de mais de 22 mil torcedores, o maior desde a reabertura do local após as enchentes
Bolsonaro sugere que Marçal é ‘amor de verão’ e diz que direita em SP está ‘iludida’
Bolsonaro ainda pediu aos eleitores para terem “razão” ao escolher o próximo prefeito da capital paulista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.