O ano de 2024 iniciou em baixo de e deve permanecer assim pelos próximos dias em Mato Grosso do Sul. Na manhã desta terça-feira (2), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgou um novo alerta de tempestade valido para 41 cidades do Estado.

O alerta indica chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, rajadas de vento entre 40-60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para Campo Grande, a previsão indica sol e variação de nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia.

De acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), trata-se de uma situação típica de verão, com disponibilidade de calor e umidade. Assim, é possível chover em um bairro e no outro, mesmo sendo vizinho, fazer sol.

Em Três Lagoas, a temperatura máxima pode chegar a 34ºC, enquanto em a mínima pode ser de 19ºC. Já na Capital, os termômetros devem marcar de 21ºC a 31ºC ao longo do dia.

Evite acidentes

Alagamento
Tempo aumenta riscos de alagamento (Arquivo Midiamax)

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Como receber alerta de tempestade

céu nublado nuvens chuva nathalia
Céu amanhece nublado na Capital. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em caso de alerta, a Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) dispara SMS para os números cadastrados no 40199 avisando a população para o risco de corte de elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Em caso de queda de energia, a Energisa orienta que os afetados busquem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On.