O fim de semana em Mato Grosso do Sul será tipicamente esperado para o verão, com chance de tempo quente e chuvoso no mesmo dia. A previsão indica chuvas isoladas e temperaturas que podem ultrapassar 39°C.

Apesar de tempo firme em grande parte do Estado, a previsão não descarta pancadas de isoladas, ou seja, quando um bairro ou cidade registram chuva e a região vizinha apenas nebulosidade, segundo o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Na sexta-feira (5) e sábado (6), existe a possibilidade de chuvas locais, de intensidade fraca a tempestade, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Além disso, as regiões devem pontuar sol e variação de nebulosidade.

“As instabilidades podem ocorrer em todo Estado, porém, o destaque são para as regiões centro-norte, pantaneira e bolsão e ocorrem devido ao aquecimento diurno e disponibilidade de umidade”, explica a previsão.

Na região sul e leste do Estado as temperaturas variam com mínimas de 20 a 24°C e chegam a 38°C. No Pantanal, bolsão, sudoeste e norte terão mínimas entre 22 e 25°C e máxima de 39°C. Em Campo Grande, são esperadas temperaturas mínimas de 23°C e máxima de até 33°C. Os atuam de norte e oeste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Já no domingo (7), o tempo não muda, com predomínio do sol e variação de nebulosidade. Há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade, aquecimento diurno e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. São esperadas temperaturas mínimas entre 23 e 24°C e máximas que podem atingir os 38°C nas regiões sul e leste.

Para as regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 25 e 28°C e máximas de até 39°C. E para as regiões norte e bolsão, mínimas entre 23 e 24°C e máximas de até 36°C. E na capital, são esperadas temperaturas mínimas de 23°C e máxima de até 33°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.