Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta de chuvas intensas nesta quinta-feira (11). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso para chances de pancadas de chuva acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h.

O aviso amarelo, que indica perigo potencial, é válido das 9h32 desta manhã até as 10h de sexta-feira (12). O volume de chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 60 milímetros ao dia. A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Ainda conforme a previsão, os municípios podem registrar chuvas de intensidade fraca a pontualmente forte. As instabilidades ocorrem devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, aliada à disponibilidade de umidade, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Chuva acumulada

O monitoramento aponta chuva considerável em oito cidades do Estado nas últimas 24 horas, como Cassilândia, que registrou 63,6 mm. Também estão na lista Rio Verde de Mato Grosso (50,6 mm), Coxim (21,8 mm), Corguinho (17 mm), Corumbá (12,8 mm), Chapadão do Sul (9,8 mm), Sonora (8,8 mm) e Costa Rica (8 mm).