Após polêmica, prefeitura vai testar fechamento da 14 de Julho à noite durante feriado de 26 de Agosto
Via será interditada para trânsito de veículos das 19h à meia-noite. Limpeza, banheiros químicos, segurança e mais lixeiras também serão providenciadas
Guilherme Cavalcante –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande vai interromper o fluxo de veículo na Rua 14 de Julho a partir desta sexta-feira (23), até o domingo, nos trechos entre as ruas Marechal Rondon e Antônio Maria Coelho. O fechamento da via será um teste de avaliação de impacto, considerando o aumento de frequentadores no trecho, onde novos bares e restaurantes passaram a funcionar nos últimos meses.
A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira, em reunião intitulada “Todos em Ação Pelo Centro”, convocada nesta manhã para apresentação de propostas e ações para movimentar o comércio local. A estratégia de fechamento também foi anunciada um dia após o Jornal Midiamax publicar matéria especial sobre a importância da ocupação ordenada na Rua 14 de Julho.
Além da interdição da via, a estratégia contempla, também, aumento de policiamento no local. “Não um policiamento ostensivo, mas de apoio, feito pela nossa GCM (Guarda Civil Metropolitana), detalhou a prefeita Adriane Lopes (PL), que apareceu no encontro.
O anúncio foi bem recebido pela categoria de empresários que estiveram na reunião, considerando a necessidade de apoio do poder público diante do “boom” em torno dos bares da Rua 14 de Julho. Já na terça-feira (27), uma nova reunião entre Prefeitura e empresários do segmento de bares da via foi marcada para avaliar o resultado da estratégia.
Repercussão
O empresário Leo Soldati, do empreendimento Copo Bar e Restaurante, detalhou que todas as iniciativas são bem-vindas para facilitar a vida dos empresários, sobretudo aqueles que proporcionam ocupação da via no 3º turno.
“Contudo, tem sido muito difícil alcançar as exigências. Há uma burocracia absurda e estou há meses tentando conseguir um alvará especial de funcionamento que esbarra em exigências absurdas”.
Sócia do Pizza Pub, a empresária Nicoli Dichoff também destacou como positiva a ação municipal. “A interdição agrada os bares, porque proporciona segurança. Mas precisamos desse apoio, como os banheiros, as lixeiras e a limpeza, que até agora é feita por nós mesmos, para não atrapalhar as lojas da manhã”, aponta.
Em resposta, a prefeita Adriane Lopes garantiu que atenderá os pedidos do grupo durante o teste. “Teremos essa infraestrutura e, inclusive, a limpeza da via naquele trecho antes do início do funcionamento das lojas que abrem em horário comercial. Na terça-feira, iremos avaliar juntos a eficácia dessa estratégia”, pontuou a gestora.
Um Centro de demandas
A reunião contou com representantes de diversas pastas municipais. Representando a Sugepe (Subsecretaria de Gestão de Projetos Estratégicos), Catiana Sabadin, que coordenou o projeto “Reviva Campo Grande”, destacou que a Rua 14 de Julho contará com projetos de ativação do espaço, que ocorre após a revitalização.
“A Prefeitura vê com entusiasmos esses bares cheios, apesar de problemas que podem surgir. O que queremos, portanto, é contorná-los. Nesse sentido, estamos desenvolvendo um estudo específico de incentivos fiscais para a região do Centro, um plano estratégico de desenvolvimento da região, que conte com ações de ativação desses equipamentos”, destacou.
Empresários, contudo, revelam insatisfações enraizadas, desde a queda do movimento ao número crescente de dependentes químicos na região. Um empresário destacou que se sente desassistido quando vai à Prefeitura. “Vocês pontuam a visão da Prefeitura, mas a gente está fora dela. Quando chegamos lá é uma burocracia absurda”, pontuou.
Assim, gestores municipais garantiram que deverão criar uma “sucursal” da Prefeitura no Centro, especialmente para atender as demandas dos empresários daquela região. A questão da falta de vagas também foi pontuada e, uma solução apontada foi a criação de um micro-ônibus gratuito, para funcionários e clientes do Centro, que proporcionasse translado de uma área de estacionamento até às lojas da via.
“Teremos amanhã (21) uma reunião com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e com o Consórcio Guaicurus para discutir essa questão do transporte e proporcionar esse deslocamento de um bolsão a ser definido até às lojas, sem custo”, concluiu Sabadin.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Decretada prisão de 2º acusado de participar de assassinato de delator
Antonio Vinicius Lopes Gritzbach foi assassinado no dia 8 de novembro, no desembarque do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (capitão reformado) é um dos citados
Onze Estados relatam falta de vacina e outros três, que estoque está baixo
Ministério da Saúde alega que “não há falta de vacinas” após onze Estados apontarem escassez
Programa Bike CG e selo ‘Amigo dos Animais’: Câmara de Campo Grande votou 15 projetos nesta semana
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande apreciaram, nesta semana, quinze projetos. O número é referente às votações das sessões realizadas nos dias 19 e 21, terça e quinta-feira, respectivamente. Sessão de terça-feira Na última terça-feira, foram aprovados sete projetos. Foi aprovado, em regime de urgência, o projeto de Emenda à Lei Orgânica 101/24,…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.