Pacientes que precisam agendar exames preventivos na rede Municipal de Saúde de podem fazê-lo sem sair de casa, através da plataforma online desenvolvida pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e (Agência Municipal de Tecnologia e Informação).

Através do site é possível escolher a unidade de saúde, data e horário que deseja realizar o procedimento, tudo em menos de dois minutos.

Para agendar o exame, o paciente deve acessar a plataforma, através do link http://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br/. É preciso preencher o cadastro e buscar a data, horário e local desejado para realizar o exame.

O exame preventivo Papanicolau, indicado para mulheres de 24 a 64 anos, é oferecido em todas as unidades de saúde, assim como a de rastreamento, indicado para mulheres de 50 a 69 anos. Este último deve ser feito a cada dois anos, quando não há sinais ou sintomas.

Vale lembrar que o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil, e o câncer de mama é o mais incidente. Por isso, a importância de realizar exames preventivos.