O período de pré-matrícula para alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul segue aberto até quinta-feira (4). A etapa, que foi iniciada em novembro do ano passado, é o primeiro passo para o ingresso no ano letivo de 2024.

Os pais e responsáveis que desejam matricular crianças e adolescentes nas escolas estaduais podem fazer o processo de forma online, através do Portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br).

Outras formas de realizar a pré-matrícula são através do contato (0800-647-0028) ou diretamente na sede da Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho 2.612, Itanhangá Park.

De acordo com a coordenadora da central de matrículas da REE, Alciley Lopes, fazendo a matrícula com antecedências, as chances de conseguir a primeira opção escolhida, são maiores.

“No pedido de pré-matrícula a família seleciona três opções de escola e nos últimos anos estamos conseguindo atender à população de MS em média de 70% na primeira opção da família. Para isso, é necessário que a família faça a pré-matrícula o quanto antes”, afirma.

Ano letivo 2024

As aulas do ano letivo de 2024 nas escolas estaduais estão previstas para começar no dia 21 de fevereiro, e o término das aulas no dia 13 de dezembro.

De acordo com o calendário divulgado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), o recesso escolar está marcado para acontecer entre os dias 17 e 31 de julho.

Para professores e demais funcionários das escolas, as funções têm retorno no dia 1° de fevereiro, nas 348 unidades escolares e centros da REE, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O término do ano escolar para esses profissionais está marcado para o dia 20 de dezembro.

Escolas de tempo integral nos 79 municípios

Em 2024, a rede de ensino de Mato Grosso do Sul deve passar das atuais 166 para 219 escolas que oferecem educação em tempo integral, chegando aos 79 municípios. E o número de alunos matriculados nessas escolas deve subir de 29,6 mil para 48,7 mil estudantes que terão aulas o dia todo.

Secretário estadual de educação, Hélio Queiroz Daher, explica que apesar da ampliação das vagas, há limite para novas matrículas além das 205 mil esperadas. “O Estado não atua no limite, temos vagas disponíveis ainda”, afirma.

Do total de alunos, 26% devem estar matriculados em escolas de tempo integral em 2024. “Esse é o grande desafio da educação, porque não é só manter o aluno na escola, é preciso dar qualidade no ensino para esses alunos”, explica o secretário.