Após obras de asfalto, as ruas Regeneração e Barra da Corda, no Jardim Centenário, em Campo Grande, passaram a ser usadas como ponto de descarte irregular de lixo pela população. A situação começou a ser observada em julho deste ano.
Além dos entulhos de obra, o lixo passou a fazer parte do cenário dessas ruas. De acordo com um morador, a situação gerou infestação de ratos, escorpiões e aranhas, “sem contar os mosquitos da dengue”, completa.
Nesta quarta-feira (6), o local foi limpo por equipe da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). No entanto, a situação evidenciou o uso irregular de espaços públicos, pela população, para descarte de resíduos.
Orientação
Além de não jogar lixo nesses locais, o cidadão pode ajudar denunciando o descarte irregular de resíduos.
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) orienta que a população pode acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo número 153, para que a Patrulha Ambiental realize o flagrante da irregularidade.
Já nos casos em que se configura a má conservação dos terrenos baldios onde foram descartados indevidamente os resíduos, as denúncias podem ser direcionadas à Semadur através da Central de Atendimento 156.
O cidadão que for flagrado realizando o descarte irregular de resíduos pelas forças de segurança pública responderá por crime ambiental e, caso flagrado por um auditor fiscal da Semadur, será autuado, via processo administrativo, de acordo com o Código de Polícia Administrativa, Lei 2909/92, do município de Campo Grande. A multa neste caso varia entre R$ 3.091,50 e 12.366,00.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!