Ponto turístico de Campo Grande, Morada dos Baís deve reabrir após três anos de abandono

A Morada dos Baís está fechada desde 2021, quando a prefeitura de Campo Grande encerrou a parceria com o Sesc Cultura

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Morada dos Baís
Morada dos Baís (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Parte intrínseca da história de Campo Grande, a Morada dos Baís deve reabrir suas portas ainda em 2024. O centenário casarão amarelo, localizado na principal avenida da cidade, está fechado desde 2021, quando a prefeitura de Campo Grande encerrou a parceria com o Sesc Cultura.

O desgaste das portas e a ausência dos puxadores retratam o abandono de um local que um dia foi o mais importante ponto de cultura da Capital. Morada da artista plástica Lídia Baís, o local foi palco de diversos eventos culturais ao longo dos anos.

Passados três anos do fim da parceria entre o Sesc e a prefeitura, o casarão, que desde 1918 resiste às transformações da cidade, tornou-se mais um dos inúmeros pontos turísticos que caíram em desuso na Capital.

No entanto, a inclusão do local na programação cultural da Semana do Artesão 2024 reacendeu a esperança de ver a Morada de portas abertas novamente.

Questionada sobre os planos para o local, a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) afirmou que o casarão está temporariamente fechado. No entanto, a edificação segue com seu anexo acessível para visitação e comercialização do artesanato local.

Apesar de não ter uma data definida para a reabertura, a Sectur informou que na última semana o local passou por vistoria. Segundo a pasta, a Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) está elaborando o projeto de reforma pontual do casarão.

Loja de artesanatos permanece aberta à visitação

Loja de artesanatos
Loja de artesanatos na Morada (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Desde o ano passado, a loja anexa, que antes abrigava a Casa do Artesão, foi destinada aos artesãos da Praça dos Imigrantes, que passa por reformas.

“Quando a Casa do Artesão retornou às suas atividades para o antigo prédio, a Praça dos Imigrantes foi realocada para a Morada dos Baís para comercialização. O casarão está temporariamente fechado, contudo, o anexo segue acessível para visitação e comercialização do artesanato local”, esclareceu.

Conforme a Sectur, o acervo da artista Lídia Bais está salvaguardado na reserva técnica do Marco (Museu de Arte Contemporânea), administrado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados