Ponto turístico de Campo Grande, Morada dos Baís deve reabrir após três anos de abandono
A Morada dos Baís está fechada desde 2021, quando a prefeitura de Campo Grande encerrou a parceria com o Sesc Cultura
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Parte intrínseca da história de Campo Grande, a Morada dos Baís deve reabrir suas portas ainda em 2024. O centenário casarão amarelo, localizado na principal avenida da cidade, está fechado desde 2021, quando a prefeitura de Campo Grande encerrou a parceria com o Sesc Cultura.
O desgaste das portas e a ausência dos puxadores retratam o abandono de um local que um dia foi o mais importante ponto de cultura da Capital. Morada da artista plástica Lídia Baís, o local foi palco de diversos eventos culturais ao longo dos anos.
Passados três anos do fim da parceria entre o Sesc e a prefeitura, o casarão, que desde 1918 resiste às transformações da cidade, tornou-se mais um dos inúmeros pontos turísticos que caíram em desuso na Capital.
No entanto, a inclusão do local na programação cultural da Semana do Artesão 2024 reacendeu a esperança de ver a Morada de portas abertas novamente.
Questionada sobre os planos para o local, a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) afirmou que o casarão está temporariamente fechado. No entanto, a edificação segue com seu anexo acessível para visitação e comercialização do artesanato local.
Apesar de não ter uma data definida para a reabertura, a Sectur informou que na última semana o local passou por vistoria. Segundo a pasta, a Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) está elaborando o projeto de reforma pontual do casarão.
Loja de artesanatos permanece aberta à visitação
Desde o ano passado, a loja anexa, que antes abrigava a Casa do Artesão, foi destinada aos artesãos da Praça dos Imigrantes, que passa por reformas.
“Quando a Casa do Artesão retornou às suas atividades para o antigo prédio, a Praça dos Imigrantes foi realocada para a Morada dos Baís para comercialização. O casarão está temporariamente fechado, contudo, o anexo segue acessível para visitação e comercialização do artesanato local”, esclareceu.
Conforme a Sectur, o acervo da artista Lídia Bais está salvaguardado na reserva técnica do Marco (Museu de Arte Contemporânea), administrado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Tribunal Penal Internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líderes do Hamas
A decisão transforma o primeiro-ministro israelense e os outros em suspeitos procurados internacionalmente
Loterias Caixa sorteiam cinco modalidades com prêmios milionários nesta quinta-feira
Sorteios da +Milionária, Quina, Timemania, Lotofácil e Dia da Sorte tem transmissão ao vivo
Homem foi morto esfaqueado por colega de trabalho em Taquarussu
Autor foi preso poucas horas depois e confessou o crime
Demarcação de terra indígena com Lula em MS fica para 1ª semana de dezembro
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá visitar MS pela terceira vez em um ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.