Plantio da safra da soja é concluída em todas as regiões do estado

Foram plantados aproximadamente 4,5 milhões de hectares. Colheita está prevista para começar na penúltima semana de janeiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lavora de soja, foto ilustrativa (Foto: Aprosoja)

Após a semeadura de aproximadamente 4,5 milhões de hectares, os produtores de Mato Grosso do Sul finalizaram o plantio da safra de soja. A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja do Estado) informou que os números finais sobre a área plantada serão divulgados ao término da safra.

Nas regiões oeste, sudoeste, norte, nordeste e sudeste, as lavouras apresentam, em sua maioria, boas condições, variando de 90,3% a 98,2%. As condições regulares estão entre 0,9% e 5,6%, enquanto as ruins chegam a até 4,0%. Já nas regiões centro, sul e sul-fronteira, as condições estão abaixo do padrão das demais, com até 6,7% das lavouras em estado ruim, 6,0% a 18,5% em condições regulares, e entre 77,2% e 88,9% em boas condições.

“Finalizamos o plantio com 90% das lavouras em boas condições, 7% regulares e 2,6% ruins. Na mesma época da safra 2023/2024, esses índices eram de 89,3%, 10% e 0,7%, respectivamente”, destaca Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS.

De acordo com Balta, o período reprodutivo da soja começou em 8 de novembro, mas o estágio mais crítico, o enchimento de grãos, ocorre entre 13 de dezembro e 28 de março. “Nesse período, chuvas leves a moderadas são fundamentais, assim como a rigorosa observância do calendário de aplicação para controle de pragas e doenças”, ressalta.

A previsão meteorológica para dezembro, janeiro e fevereiro aponta acumulados de chuva entre 500 e 800 mm, próximos à média histórica. Isso indica boas chances de um regime de chuvas adequado durante o enchimento de grãos, o que pode contribuir para elevar a produtividade da safra no estado.

A colheita da safra 2024/2025 está prevista para começar na penúltima semana de janeiro, com maior concentração entre 14 de fevereiro e 21 de março, período em que 86% das lavouras deverão ser colhidas. Os trabalhos devem se estender até 18 de abril.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

angélica