Fiéis católicos em todas paróquias de Campo Grande estão em preparativos para a solenidade de Corpus Christi, a ser comemorada na próxima quinta-feira (30). Nesta data, a Igreja Católica celebra o ‘Santíssimo Sacramento’, entendido como a presença real do corpo e sangue de Cristo, no pão e vinho consagrados pelo sacerdote na Missa.

No Brasil, a principal tradição popular desta celebração é a confecção de tapetes feitos com pedras, pedriscos e variados tipos de solo, que se estendem pelas ruas por onde deve passar a procissão eucarística.

Em Campo Grande, a solenidade acontece a partir das 15 horas, na Praça do Rádio Clube, localizada na Avenidas Afonso Pena. Entretanto, a montagem dos tapetes inicia às 6 horas, quando o trânsito nas ruas será impedido.

Cada paróquia, grupo ou comunidade fica responsável por adornar um ‘pedaço’ da rua, compondo dezenas de quadras repletas pelos tapetes. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a responsabilidade pela montagem do tapete foi dividida entre suas oito comunidades, além da própria paróquia.

Um dos coordenadores da atividade, o fiel Carlos Okida destaca a importância da data para a igreja, para a vida comunitária e para a própria fé de cada católico.

“O Corpus Christi é o momento, onde verdadeiramente, nós católicos, podemos falar ‘Vinde e vede! Ele está no meio de nós’ e se Ele está presente no meio de nós, o Reino dos Céu deve fazer parte da nossa vida”, declarou Carlos.

Segundo ele, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, foram reunidas pessoas de todas as idades e de todas as comunidades, para prepararem a ‘passagem a Cristo’.

“Desde o desenho, já pensado para que exalte a Cristo Jesus e durante esta semana, todas as noites, estamos pintando e desenhando o que será preenchido nas ruas, alguns preparando lanches e outros levando apoio”, explicou. Este ano, a Pastoral Juvenil irá ainda arrecadar doações que farão parte da decoração e serão destinadas ao Rio Grande do Sul.

Durante a procissão, o ‘Santíssimo Sacramento’ percorre as ruas da cidade. Esta é a única vez no ano que ocorre essa saída. Após a procissão, os fiéis se reúnem novamente para a benção final e para shows musicais, com apresentações das bandas Boa Nova e Salux.

O tema da celebração neste ano é “Vinde e vede, Ele está no meio de nós”. A previsão da  Arquidiocese de Campo Grande é pela participação de 35 mil fiéis na missa de Corpus Christi, superando as 28 mil pessoas reunidas em 2023.

Além disso, neste ano, as paróquias se organizam para arrecadar donativos que serão enviados pelo CMO (Comando Militar do Oeste) ao Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas nas paróquias, ou arquidiocese, ou até mesmo no dia da celebração da Missa Solene. 

O que é a transubstanciação?

A transubstanciação é uma doutrina da Igreja Católica segundo a qual o pão e o vinho da Santa Ceia se transformam na carne e no sangue de Jesus Cristo durante a consagração. Ela ocorre durante a Santa Missa, quando o sacerdote repete as palavras ditas por Jesus na última ceia: “Isto é o Meu Corpo […] Este é o cálice de Meu Sangue”. 

História do Corpus Christi 

O Corpus Christi é uma das festas mais significativas do calendário cristão, celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Esta ocasião é marcada por uma profunda reverência ao sacramento da Eucaristia, onde os fiéis refletem sobre a presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados.

A celebração em honra ao ‘Santíssimo Sacramento’ foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264, através da bula papal “Transiturus de hoc mundo”.

A celebração do Corpus Christi é marcada por diversas tradições em diferentes partes do mundo. Em muitos lugares, é comum a realização de procissões solenes, onde o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, adornado com flores e acompanhado por cânticos e orações. Essas procissões são uma manifestação pública da fé na presença de Cristo na Eucaristia e um momento de comunhão entre os fiéis.

Além das procissões, o Corpus Christi é também um momento de grande devoção e adoração eucarística, com muitas igrejas oferecendo períodos de adoração ao Santíssimo Sacramento ao longo do dia. Os fiéis são convidados a participar da Missa e a renovar sua fé no mistério da Eucaristia, que é o centro da vida da Igreja Católica.