Pular para o conteúdo
Cotidiano

Paraguai aprova projeto para ter horário de Brasília e mudança pode ‘bagunçar’ fronteira de MS

As pessoas que atravessam a fronteira podem precisar readequar a rotina ao horário, algo que pode gerar muita confusão pelo menos até virar um costume
Valesca Consolaro -
Fronteira de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Projeto de Lei do Paraguai pode deixar os municípios vizinhos de e Pedro Juan Caballero com uma hora de diferença no fuso, durante o ano todo. Tal mudança pode “bagunçar” a rotina da população fronteiriça, principalmente de quem a atravessa diariamente para estudar ou trabalhar.

A ideia é unificar o horário em todo o país, estabelecendo como padrão o horário de verão. Com isso, o horário do Paraguai ficaria igual ao horário de . Entretanto, vale lembrar que, no Brasil, há diferenças no fuso.

No modo atual, o Paraguai funciona na zona UTC 4, o mesmo de países como Bolívia, Venezuela, Chile e algumas regiões do Brasil. Por outro lado, sudeste e o sul brasileiros, assim com Argentina, e Uruguai, atuam na zona UTC 3.

No caso específico da cidade de Ponta Porã, separada de Pedro Juan Caballero apenas por uma rua, haveria uma diferença de uma hora entre os municípios, pois Brasília funciona uma hora à frente de Ponta Porã.

Com isso, as pessoas que atravessam a fronteira podem precisar readequar a rotina, algo que pode gerar muita confusão pelo menos até virar um costume.

Projeto de Lei

A Câmara dos Senadores do Paraguai, em sessão ordinária desta quarta-feira (26), aprovou com modificações o projeto de lei do cronograma oficial na República do Paraguai. O próximo passo prevê que o documento seja enviado à Câmara dos Deputados, para posterior análise.

“Com este projeto haverá um maior aproveitamento da luz solar e, portanto, um menor consumo de energia elétrica, o que terá um impacto positivo na economia dos concidadãos, reduzindo as emissões de carbono e outros impactos ambientais relacionados com o consumo de energia elétrica [tradução nossa]”, explicou o senador Derlis Maidana, presidente da Comissão de Legislação.

No entanto, a Senadora Blanca Ovelar manifestou o seu desacordo com o projeto e solicitou a sua rejeição. “Com o horário de verão em junho/julho, todos os alunos do turno da manhã e todos os funcionários públicos chegarão às suas escolas e escritórios no escuro [tradução nossa]”, afirmou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda

Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço

Como ganhar dinheiro com a Melbet: dicas para jogadores brasileiros

Homem é condenado a 17 anos de prisão por matar colega que negou carona   

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Comarca de Corumbá abre inscrições para estágio em Direito e Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

VÍDEO: Advogado é enviado pela OAB-MT para acompanhar operação e acaba preso

Foi designado pela OAB-MT para acompanhar o andamento da operação quando foi preso

Cotidiano

Leilão do Detran tem Ford Ranger com lance inicial de R$ 20 mil

Ao todo, são 65 veículos que podem voltar a circular

Esportes

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

A defesa do jogador e o Flamengo foram procurados e não se manifestaram

Política

Coronel David convoca apoiadores da direita para buzinaço neste domingo

Mobilização para um buzinaço na Praça do Rádio Clube