Pular para o conteúdo
Cotidiano

Paraguai aprova projeto para ter horário de Brasília e mudança pode ‘bagunçar’ fronteira de MS

As pessoas que atravessam a fronteira podem precisar readequar a rotina ao horário, algo que pode gerar muita confusão pelo menos até virar um costume
Valesca Consolaro -
Linha imaginária separa Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Projeto de Lei do Paraguai pode deixar os municípios vizinhos de e Pedro Juan Caballero com uma hora de diferença no fuso, durante o ano todo. Tal mudança pode “bagunçar” a rotina da população fronteiriça, principalmente de quem a atravessa diariamente para estudar ou trabalhar.

A ideia é unificar o horário em todo o país, estabelecendo como padrão o horário de verão. Com isso, o horário do Paraguai ficaria igual ao horário de Brasília. Entretanto, vale lembrar que, no , há diferenças no fuso.

No modo atual, o Paraguai funciona na zona UTC 4, o mesmo de países como Bolívia, Venezuela, Chile e algumas regiões do Brasil. Por outro lado, sudeste e o sul brasileiros, assim com Argentina, e Uruguai, atuam na zona UTC 3.

No caso específico da cidade de Ponta Porã, separada de Pedro Juan Caballero apenas por uma rua, haveria uma diferença de uma hora entre os municípios, pois Brasília funciona uma hora à frente de Ponta Porã.

Com isso, as pessoas que atravessam a fronteira podem precisar readequar a rotina, algo que pode gerar muita confusão pelo menos até virar um costume.

Projeto de Lei

A Câmara dos Senadores do Paraguai, em sessão ordinária desta quarta-feira (26), aprovou com modificações o projeto de lei do cronograma oficial na República do Paraguai. O próximo passo prevê que o documento seja enviado à Câmara dos Deputados, para posterior análise.

“Com este projeto haverá um maior aproveitamento da luz solar e, portanto, um menor consumo de energia elétrica, o que terá um impacto positivo na economia dos concidadãos, reduzindo as emissões de carbono e outros impactos ambientais relacionados com o consumo de energia elétrica [tradução nossa]”, explicou o senador Derlis Maidana, presidente da Comissão de Legislação.

No entanto, a Senadora Blanca Ovelar manifestou o seu desacordo com o projeto e solicitou a sua rejeição. “Com o horário de verão em junho/julho, todos os alunos do turno da manhã e todos os funcionários públicos chegarão às suas escolas e escritórios no escuro [tradução nossa]”, afirmou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Últimas Notícias

Charge

Estragos

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos