Na tarde deste sábado (20), o Hospital Unimed de Campo Grande realizou uma simulação de evacuação do prédio, visando otimizar os protocolos de segurança em casos de grandes eventos e preparar a equipe médica em acidentes de grandes proporções.

A simulação contou com a participação de brigadistas, resgate, com participação do SOS Unimed CG, Corpo de Bombeiros, bombeiros civis da Escola Fênix e transporte de vítimas no helicóptero da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo). Ao todo, cerca de 160 pessoas, entre figurantes, brigadistas, socorristas, funcionários e apoio externo foram envolvidos no simulado. Parte das ‘vítimas’ estavam com maquiagens realistas para trazer mais veracidade à situação.

A ação começou por volta das 14h e durou pouco mais de 1h com cenários de diferentes graus de complexidade e gravidade. Para que a rotina normal do hospital não fosse afetada, a rota de fuga da simulação passou por uma área isolada do fluxo normal.

A dinâmica envolveu a simulação de um princípio de incêndio, evacuação, prestação de primeiros socorros e remoção de vítimas para unidades de apoio, que são o hospital da Cassems, o Proncor. Dois ‘pacientes’ foram transportadas de helicóptero para o Hospital Regional.

Coordenador do Centro Cirúrgico, Dr. Rafael Oliveira fala sobre o treinamento.