Ainda dá tempo de se preparar para os vestibulares de final de ano e o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). Apesar da “maratona” em prol dessas provas ser iniciada por muita gente no começo do ano, há quem acabe se preparando somente no segundo semestre. 

Para ajudar esses candidatos “atrasados”, instituições de ensino de Campo Grande oferecem turmas especiais e dicas de estudo, que o Midiamax compartilha agora com você.

O professor de Biologia Edílson Soares da Silveira, coordenador em uma instituição localizada no bairro São Francisco, conta que novos cursinhos vão começar neste mês de julho no colégio, com “intensivão” durante todo o mês de novembro, no período noturno, justamente para atender esse público.

“Para aquela ‘gurizada’ que deixou de estudar a partir do início do ano e que quer dar uma ‘pegada maior’ agora no segundo semestre, no dia 22 de julho começam as aulas do semiextensivo, que é um curso mais rápido, no período vespertino, com todas as disciplinas”, compartilha.

Por onde começar? 

Ele explica que a vantagem de começar a preparação no início do ano é ter mais tempo para trabalhar a teoria, os conteúdos, com maior tranquilidade. No entanto, quem vai começar ainda tem tempo.

“Não vai ter tempo de fazer teoria e exercícios em grande quantidade, mas minha dica é: dê uma trabalhada em todas as teorias, em todas as matérias de todas as disciplinas que são exigidas nos vestibulares. Leia a teoria, faça um resumo legal de cada teoria e, se der tempo, faça alguns exercícios”, orienta o professor.

“Quem está começando agora, a minha dica é trabalhar com a teoria, ela é o mais importante. Se der tempo, trabalhe exercícios também. Mas ainda dá tempo de estudar”, completa.

O professor de Física Anderson Souza Mendonça, conhecido como Sammy, também dá dicas. Ele leciona em uma instituição que fica no Centro de Campo Grande, onde também haverá turma de revisão no cursinho a partir do dia 22.

Ações em várias frentes

Para ele, além de focar na teoria, é preciso ter em mente qual o curso desejado. “O aluno deve focar energia nas matérias de maior peso. Por exemplo, para Direito, o aluno deve focar em linguagens e humanas. Para medicina, em natureza. Sabendo o foco, deve ser feito um planejamento de estudos e seguir o mesmo”, orienta.

Além disso, ele ressalta que, nesse planejamento, devem estar incluídos momentos de descanso, assim como cuidado com a alimentação, com a saúde física e mental.

“A maior nota da área de natureza do Enem do ano passado foi daqui de Campo Grande. O aluno seguiu à risca o planejamento que foi feito. Então, a gente percebeu que todos os alunos do nosso curso que alcançaram êxito no ano passado seguiram à risca o planejamento”, afirma o professor.

“Foi assim que a gente conseguiu os melhores resultados, seguindo à risca o planejamento e nunca deixando de lado a parte humana, a parte de atividade física, a parte de descanso também, porque o aluno não é uma máquina. Ele não pode se cobrar muito, porque senão ele não consegue”, finaliza.