Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para candidatos ‘de última hora’, cursinhos abrem turmas especiais focadas no Enem e nos vestibulares

'Para quem está começando agora, dica é trabalhar com a teoria, ela é o mais importante', orienta professor
Liana Feitosa -
Prazo encerra em 5 meses (Ilustrativa)

Ainda dá tempo de se preparar para os vestibulares de final de ano e o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). Apesar da “maratona” em prol dessas provas ser iniciada por muita gente no começo do ano, há quem acabe se preparando somente no segundo semestre. 

Para ajudar esses candidatos “atrasados”, instituições de ensino de oferecem turmas especiais e dicas de estudo, que o Midiamax compartilha agora com você.

O professor de Biologia Edílson Soares da Silveira, coordenador em uma instituição localizada no bairro São Francisco, conta que novos cursinhos vão começar neste mês de julho no colégio, com “intensivão” durante todo o mês de novembro, no período noturno, justamente para atender esse público.

“Para aquela ‘gurizada’ que deixou de estudar a partir do início do ano e que quer dar uma ‘pegada maior’ agora no segundo semestre, no dia 22 de julho começam as aulas do semiextensivo, que é um curso mais rápido, no período vespertino, com todas as disciplinas”, compartilha.

Por onde começar? 

Ele explica que a vantagem de começar a preparação no início do ano é ter mais tempo para trabalhar a teoria, os conteúdos, com maior tranquilidade. No entanto, quem vai começar ainda tem tempo.

“Não vai ter tempo de fazer teoria e exercícios em grande quantidade, mas minha dica é: dê uma trabalhada em todas as teorias, em todas as matérias de todas as disciplinas que são exigidas nos vestibulares. Leia a teoria, faça um resumo legal de cada teoria e, se der tempo, faça alguns exercícios”, orienta o professor.

“Quem está começando agora, a minha dica é trabalhar com a teoria, ela é o mais importante. Se der tempo, trabalhe exercícios também. Mas ainda dá tempo de estudar”, completa.

O professor de Física Anderson Souza Mendonça, conhecido como Sammy, também dá dicas. Ele leciona em uma instituição que fica no Centro de Campo Grande, onde também haverá turma de revisão no cursinho a partir do dia 22.

Ações em várias frentes

Para ele, além de focar na teoria, é preciso ter em mente qual o curso desejado. “O aluno deve focar energia nas matérias de maior peso. Por exemplo, para Direito, o aluno deve focar em linguagens e humanas. Para medicina, em natureza. Sabendo o foco, deve ser feito um planejamento de estudos e seguir o mesmo”, orienta.

Além disso, ele ressalta que, nesse planejamento, devem estar incluídos momentos de descanso, assim como cuidado com a alimentação, com a saúde física e mental.

“A maior nota da área de natureza do Enem do ano passado foi daqui de Campo Grande. O aluno seguiu à risca o planejamento que foi feito. Então, a gente percebeu que todos os alunos do nosso curso que alcançaram êxito no ano passado seguiram à risca o planejamento”, afirma o professor.

“Foi assim que a gente conseguiu os melhores resultados, seguindo à risca o planejamento e nunca deixando de lado a parte humana, a parte de atividade física, a parte de descanso também, porque o aluno não é uma máquina. Ele não pode se cobrar muito, porque senão ele não consegue”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

Últimas Notícias

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena

Polícia

Defesa nega agressão a jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Defesa diz que não houve tentativa de feminicídio, como a jovem relatou anteriormente ao Jornal Midiamax

Polícia

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Devido ao impacto, a vítima precisou ser transferida para Santa Casa de Campo Grande

Política

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Trad deixou o PSD, pois o partido estava se alinhando com nomes da direita política