Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pantanal tem período de cheias mais curto e secas cada vez mais prolongadas

Dados são do levantamento mensal do MapBiomas, iniciativa colaborativa que monitora transformações no uso da terra
Osvaldo Sato -
Pantanal Sul-mato-grossense (Foto: Divulgação, MapBiomas)

O mais recente levantamento do MapBiomas divulgado nesta terça-feira (12) mostra a realidade do Pantanal: períodos de cheias cada vez menores e secas cada vez mais prolongadas que favorecem incêndios intensos. A avaliação contempla dados desde 1985 até 2023.

Nos últimos anos, o Pantanal vem apresentando um padrão de secas mais intensas e duradouras. Em 2023, a área alagada foi de apenas 3,3 milhões de hectares, 61% abaixo da média histórica (1985-2023). Comparado a 2018, a redução foi de 38%, e a cheia daquele ano já havia sido 22% menor que a de 1988. Além da redução da extensão alagada, o período de permanência da água também diminuiu. Com isso, áreas anteriormente alagadas por mais de três meses passaram a secar, afetando 22% (421 mil hectares) da atual área de savana.

Essa mudança favoreceu o aumento de queimadas. Entre 2019 e 2023, 5,8 milhões de hectares foram queimados, especialmente em regiões que antes eram permanentemente alagadas, como o entorno do Rio . No entanto, em 2023, áreas de pastagens exóticas registraram menos incêndios devido à menor disponibilidade de biomassa seca. Isso reflete que, após a conversão de áreas naturais em pastagens, o uso do fogo tende a diminuir, pois é mais utilizado na fase de abertura e consolidação das pastagens. No período analisado (1985-2023), apenas 4,8% das áreas queimadas eram pastagens exóticas.

O planalto da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP), que integra os biomas Cerrado e , é essencial para a hidrologia da planície pantaneira, pois todos os rios que alimentam o Pantanal nascem nele. O uso da terra no planalto influencia diretamente a planície. Entre 1985 e 2023, o uso antrópico aumentou de 22% para 42%, com a conversão de 5,4 milhões de hectares em pastagem e agricultura.

Na planície, a conversão de áreas naturais foi menor, mas crescente, com 1,8 milhão de hectares perdidos no período, especialmente de formações campestres e campos alagados. Pastagens exóticas aumentaram significativamente, passando de 700 mil hectares em 1985 para 2,4 milhões em 2023, com 87% dessas pastagens apresentando baixo vigor vegetativo. Isso demanda estratégias de manejo específicas para lidar com a sazonalidade das inundações.

A Coleção 9 do MapBiomas traz um mapeamento detalhado da cobertura e uso da terra no Brasil de 1985 a 2023, além de incluir novos dados como recifes de coral, áreas prioritárias para conservação e dados ambientais do . O MapBiomas é uma iniciativa colaborativa que monitora transformações no uso da terra para promover conservação e manejo sustentável, disponibilizando todos os seus dados publicamente.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bitcoin-img

Esqueça Bitcoin: Campo Grande terá própria moeda digital para premiar população, a Araracoin

Exportações tarifaço

Em meio a crise diplomática, Lula sanciona programa que amplia exportações

Pavimentação de ruas no bairro Parque Industrial em Jardim terá custo de R$ 10 milhões

israel

Pela 1ª vez, ONGs israelenses denunciam genocídio contra palestinos em Gaza

Notícias mais lidas agora

Detalhe revela que mulher pode ter sido jogada ainda viva na vala pelo amante em Terenos

CNMP valida obstáculos como ‘apagão de dados’ no MPMS, alerta especialista

relatoria tereza nelsinho

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

Gilberto Gil desabafa após morte de Preta Gil: ‘A ficha caiu aos poucos’

Últimas Notícias

Sem Categoria

VÍDEO: Morador corre atrás de ladrão após furto a residência em Três Lagoas

Homem estava dormindo e acordou com suspeito dentro da casa

Polícia

Membros de facção rival são presos por execução a tiros de integrante do PCC em MS

Vítima foi vigiada pelos membros do Comando Vermelho

MidiaMAIS

Zeladora tem casa condenada por incêndio criminoso e família vê recado de Deus em bíblia intacta

Família suspeita que o incêndio tenha sido uma retaliação, mas não perde a fé em meio à destruição total e condenação do imóvel

Cotidiano

Polícia desocupa área invadida no Indubrasil, em Campo Grande

Ocupantes afirmam que militares chegaram em 5 viaturas e destruíram ao menos seis barracos que estavam em construção