Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pantanal recebe 80 agentes da Força Nacional nesta semana para ajudar a combater incêndios

Três ministros devem ir a Corumbá na sexta-feira para acompanhar combate aos incêndios
Priscilla Peres -
Fogo na margem da BR-262, próximo a Corumbá (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que 80 agentes da Força Nacional chegam ao Mato Grosso do Sul nesta semana, para combater incêndios e queimadas no Pantanal. Metade do efetivo composto por mobilizados do Corpo de Bombeiros Militar tem previsão de chegada nesta quinta-feira e os outros 40 agentes devem chegar no sábado (29).

A atuação dos profissionais de segurança pública atende a solicitação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), prevista na Portaria do MJSP nº 641/2024. As operações serão realizadas nas áreas de atuação do instituto, na região pantaneira, também para combater o desmatamento, invasão de áreas federais e extração ilegal de minério e madeira.

Serão utilizados materiais como caminhões de combate a incêndios florestais, abafadores, enxadas, ferramentas de escavação, tochas de incêndio, cortadores de mato, sopradores, facões, tanques flexíveis, drones, geradores de energia, dispositivos GPS, machados, picaretas e medidores de clima, além de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Meio Ambiente anunciou aumento do efetivo

“Nós estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal”, disse a ministra Marina Silva após a segunda reunião da Sala de Situação para ações de controle e prevenção do desmatamento e enfrentamento de incêndios e queimadas no Pantanal e na Amazônia. Três ministros devem desembarcar em na sexta-feira (28), para ver de perto a situação.

Marina Silva anunciou o aumento do efetivo de profissionais para combate ao fogo no Pantanal. Atualmente, a operação conta com 175 brigadistas do Ibama, 40 do ICMBio, 53 combatentes da Marinha atuando no território. Além disso, profissionais do Corpo de Bombeiros e brigadistas da iniciativa privada também estão envolvidos nas ações.

“Teremos um adicional de 50 brigadistas do Ibama, 60 que virão da Força Nacional, além de termos também uma mobilização de mais brigadistas do Ibama a partir da necessidade que tivermos de fazer essas contratações, inclusive fazendo mudanças no marco regulatório, para que seja diminuído o interstício de seis meses para três meses e poder contratar esses brigadistas com mais celeridade”, pontuou a ministra.

Sofrimento e desolação

A equipe do Jornal Midiamax percorreu trechos que foram devastados pelo fogo. O cenário de desolação encontrado sequer tinha sido tocado pelo fogo, mas já sentia as fortes consequências de um foco de incêndio próximo dali.

Os movimentos lentos na terra e o olhar cansado da pequena rã era de quem já estava entregue à própria sorte e não poderia contar nem com a Mãe Natureza, que parecia já ter deixado aquele local no Pantanal há tempos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
expogrande

Parque, fazendinha e show na Expogrande atraem dezenas de famílias

trump

Conselheiros de Trump dizem que mais de 50 países entraram em contato para negociar tarifas

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Trabalhador é socorrido após cair em fosso de 8 metros em fazenda de MS

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Projeto itinerante de teatro leva espetáculos gratuitos a cidades da fronteira de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

De tão fã, Monalisa já deixou cirurgia de lado para ver Jota Quest em Campo Grande

Jota Quest se apresenta gratuitamente na Expogrande neste domingo

Trânsito

Tentativa de ultrapassagem deixa mortos e crianças feridas na BR-060

Um dos veículos envolvidos pegou fogo após colisão

Esportes

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Placar agregado dos jogos de ida e volta no Estadual somaram 2 a 0 para o Galo

Política

‘Vamos cuidar melhor da saúde’, diz Hélio sobre prioridade em Paranhos

Prefeito interino venceu as eleições de Paranhos por 69,41% neste domingo