Pai solo consegue reconhecer oficialmente filho adotivo anos após ação em Porto Murtinho
João Pedro passou a assinar o sobrenome do pai adotivo e quer mudar também documentos do próprio filho
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A melhor lição de vida, o professor e servidor público Manoel Jorge da Silva, de 56 anos, ensinou fora das salas de aula: amar alguém sem ter laço sanguíneo e doar-se integralmente. Isso porque alguns anos atrás adotou uma criança e mesmo com os obstáculos de ser pai solo, conseguiu registrar oficialmente essa filiação.
O estudante João Pedro Romão, de 19, passa a assinar João Pedro Romão Jorge, tendo o nome do pai na certidão de nascimento e, depois, na carteira de identidade. Sobre a adoção, Manoel acredita que é “um dos atos mais nobres que um ser humano pode fazer”.
“Estou muito feliz por conseguir arrumar a certidão de nascimento do meu filho, amparar ele e meu neto legalmente. Meu sonho é vê-los formados e com tudo encaminhado na vida, dentro das possibilidades. Eles dois e minha mãe são a minha vida”, emociona-se Manoel.
“Fico muito feliz de ter o sobrenome dele na minha certidão. Foi ele que me criou, desde pequeno. Ele me ajuda até hoje e ajuda meu filho”, comenta João Pedro. O jovem pretende, assim que possível, retificar a certidão de nascimento do seu filho, Héctor Mathias Peralta Romão, de 3 anos, para que o nome do avô paterno conste no documento da criança e, assim, o garoto passe a se chamar Héctor Mathias Peralta Jorge.
Pai recorreu à Defensoria Pública
Todo processo para reconhecer a filiação foi feita com a ajuda da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. O atendimento inicial ao pai e ao filho, em Porto Murtinho, foi realizado por Jamili Ariani Veiga de Mico Mosena, assessora jurídica na Defensoria Pública de Família e Sucessões.
“As partes são maiores, capazes e estavam de acordo. Sendo assim, foram orientadas sobre o procedimento, bem como sobre a documentação necessária”, relembra a servidora, que os encaminhou ao reconhecimento de paternidade socioafetiva.
O atendimento da Defensoria Pública Estadual à família ocorreu por meio da Van dos Direitos, em Porto Murtinho, no evento realizado em parceria com a Justiça Federal.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Acusado de tentar matar desafeto no Jardim Los Angeles é absolvido
- Guardada a sete chaves em Bioparque, píton amarela sai da toca para surpreender visitantes
- Anúncio de venda de arma e munições em status de WhatsApp acaba com dois presos em MS
- Suspeito de assassinar médico em posto de saúde de Douradina tentou vingar aborto sofrido pela esposa
Últimas Notícias
Lula e Biden assinam parceria para transição energética global no G20
Projeto quer criar economias mais justas, limpas e competitivas
Motorista preso com quase 2 toneladas de maconha em carga de milho receberia R$ 15 mil pelo transporte
O destino da carga seria a cidade de São Paulo
Poder Judiciário quer ampliar quantitativo de juízes auxiliares
Despesa recorrente da medida será suportada por dotação orçamentária própria, de acordo com presidente em exercício do TJMS
Santana furtada no Parque dos Girassóis é recuperada sem rodas e som automotivo
Vítima estacionou o carro em frente de casa e foi dormir. Ao acordar, a Santana tinha sumido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.