Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pai solo consegue reconhecer oficialmente filho adotivo anos após ação em Porto Murtinho

João Pedro passou a assinar o sobrenome do pai adotivo e quer mudar também documentos do próprio filho
Fábio Oruê -
pai
Pai, filho e neto (Divulgação, Defensoria Pública)

A melhor lição de vida, o professor e servidor público Manoel Jorge da Silva, de 56 anos, ensinou fora das salas de aula: amar alguém sem ter laço sanguíneo e doar-se integralmente. Isso porque alguns anos atrás adotou uma criança e mesmo com os obstáculos de ser pai solo, conseguiu registrar oficialmente essa filiação.

O estudante João Pedro Romão, de 19, passa a assinar João Pedro Romão Jorge, tendo o nome do pai na certidão de nascimento e, depois, na carteira de identidade. Sobre a adoção, Manoel acredita que é “um dos atos mais nobres que um ser humano pode fazer”.

“Estou muito feliz por conseguir arrumar a certidão de nascimento do meu filho, amparar ele e meu neto legalmente. Meu sonho é vê-los formados e com tudo encaminhado na vida, dentro das possibilidades. Eles dois e minha mãe são a minha vida”, emociona-se Manoel.

“Fico muito feliz de ter o sobrenome dele na minha certidão. Foi ele que me criou, desde pequeno. Ele me ajuda até hoje e ajuda meu filho”, comenta João Pedro. O jovem pretende, assim que possível, retificar a certidão de nascimento do seu filho, Héctor Mathias Peralta Romão, de 3 anos, para que o nome do avô paterno conste no documento da criança e, assim, o garoto passe a se chamar Héctor Mathias Peralta Jorge.

Pai recorreu à Defensoria Pública

Todo processo para reconhecer a filiação foi feita com a ajuda da de . O atendimento inicial ao pai e ao filho, em , foi realizado por Jamili Ariani Veiga de Mico Mosena, assessora jurídica na Defensoria Pública de Família e Sucessões.

“As partes são maiores, capazes e estavam de acordo. Sendo assim, foram orientadas sobre o procedimento, bem como sobre a documentação necessária”, relembra a servidora, que os encaminhou ao reconhecimento de socioafetiva.

O atendimento da Defensoria Pública Estadual à família ocorreu por meio da Van dos Direitos, em Porto Murtinho, no evento realizado em parceria com a Justiça Federal.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime