Operação de combate à pirataria fiscaliza balanças em comércios de Mato Grosso do Sul

Ações coordenadas pelo Inmetro foram realizadas em 17 estados do país.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mais de 1.400 estabelecimentos comerciais foram fisclaizados (Foto: Inmetro)

Operação de combate à pirataria fiscalizou balanças de comércios em Mato Grosso do Sul. As ações coordenadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) foram realizadas em 17 estados do país.

Conforme informações divulgadas, na quarta-feira (17), a operação foi realizada entre os dias 6 e 12 de dezembro, nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Roraima.

O objetivo da ação, segundo o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Morais, é alertar a sociedade sobre a importância do uso de equipamentos regulamentados.

“O objetivo da operação é conscientizar empresários e consumidores sobre os riscos envolvidos no uso de balanças não certificadas, alertando para os prejuízos causados pela pirataria e práticas ilegais, que comprometem a precisão das medições e a confiança nas transações comerciais”, ressaltou o diretor.

Autuações

As 955 ações fiscalizaram 1.412 armazéns, hortifrutis, açougues, restaurantes e feiras livres. Dados da operação revelam que foram fiscalizadas 3.768 balanças, de 30 marcas diferentes.

Conforme o Inmetro, foram registrados 221 autos de infração. A maioria das irregularidades foram encontradas na região norte (76%). Já no sul foram (13%), sudeste (5%), norte (4%) e centro-oeste (2%).

As principais infrações encontradas foram de instrumentos de pesagem sem aprovação de modelo, sem lacre ou com o selo violado, erros de medição acima do limite permitido, além de casos de segmentos de dígitos danificados e visores apagados.

  • Orientações ao consumidor
  • Certifique-se de que a balança exibe o selo do Inmetro;
  • Confira se todas as informações estão em português;
  • Verifique se a balança possui o lacre de segurança;
  • Observe se o visor apresenta corretamente o peso e o valor a pagar pelo produto.