Onda de calor? Meteorologia alerta para semana com 5°C acima da média em Mato Grosso do Sul

Mas na costa sul do Brasil, considerando boa parte do Mato Grosso do Sul, a onda de calor será mais intensa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul pode ter a primeira onda de calor oficial de 2024 nos últimos dias do verão. O instituto de meteorologia Clima Tempo alerta para a chegada de dias de calor intenso, principalmente na região oeste de Mato Grosso do Sul.

Conforme o Clima Tempo, ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo da próxima semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento.

A onda de calor deve atingir toda a região sul do país, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Em todas essas áreas, a temperatura deve ficar até 3°C acima da média.

Mas na costa sul do Brasil, considerando boa parte do Mato Grosso do Sul, a onda de calor será mais intensa, com temperatura até 5°C acima da média, entre os dias 11 e 15 de março de 2024.

Transição para o outono

O outono começa em 20 de março e o calorão deve ser forte nos últimos dias do verão. Conforme o Clima Tempo, durante essa época, a inclinação do eixo da Terra em relação ao sol faz com que os raios solares incidam mais diretamente sobre o equador, resultando em dias mais curtos e no início de temperaturas mais amenas.

Isso ocorre porque a quantidade de radiação solar recebida em uma área específica da superfície terrestre é reduzida devido à angulação dos raios solares em relação à superfície. Consequentemente, a temperatura começa a diminuir gradualmente, marcando a transição para o outono.

Conteúdos relacionados

Exame de retinografia
vacina