Onça que teve as quatro patas queimadas em incêndio florestal volta recuperada ao Pantanal de MS

Itapira passou por tratamento de 50 dias e encarou viagem de 19 horas até o Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
onça
Itapira foi resgatada muito ferida (Divulgação, Nex)

A onça-pintada Itapira, resgatada em agosto dos incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul, voltou para o lar após 50 dias de recuperação no Instituto Nex, em Goiás.

Itapira foi encontrada tentando se proteger em uma manilha de concreto. Ela estava muito desidratada e com queimaduras graves nas quatro patas, além de um ferimento na barriga. A onça foi resgatada e recebeu os primeiros atendimentos pela equipe do Onçafari.

Entretanto, devido à gravidade das queimaduras e a pedido da equipe que a resgatou, Itapira foi transferida com o apoio do IBAMA, do ICMBio e do CENAP ao Instituto Nex para tratamento médico intensivo. Após mais de 50 dias entre tratamento e recuperação, a onça fez uma longa viagem de volta para casa.

Longa viagem até o Pantanal

Foram aproximadamente 19h, partindo de Goiás até o Pantanal sul-mato-grossense. Conforme o instituto, ela foi devolvida à natureza no mesmo local onde nasceu na fazenda Caiman, em Miranda.

Desde filhote, Itapira é conhecida e acompanhada pela equipe do Onçafari. Agora, será monitorada continuamente com um rádio-colar GPS (cedido pelo Onçafari), que foi instalado antes da sua saída do Nex.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
enem