Olhe para cima: Espetáculo astronômico está bombando no céu e você ainda não viu?

Aproveite a estiagem da chuva e olhe para os céu por algumas horas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
halley espetáculo
Chuva é provocada por rastro de poeira do Halley (Arquivo, Nasa)

Em 1985 o cometa Halley cruzou os céus perto do planeta Terra e deixou para posteridade um rastro de poeira cósmica que forma um espetáculo astronômico anual deste então. E se você perdeu seu pico, na madrugada desta segunda-feira (21), ainda pode olhar para cima e apreciar a queda das ‘estrelas cadentes’.

Apesar de não serem de fato estrelas, quando a Terra atravessa o rastro de poeira do Halley, as partículas entram na atmosfera a uma velocidade de cerca de 67 km por segundo, produzindo os famosos rastros de luz.

E este espetáculo é nomeado de chuva de meteoros Oriônidas. O fenômeno ocorre anualmente entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro. Então, ainda dá para tirar um tempo para observar o fenômeno.

Dá para ver em Mato Grosso do Sul?

Conforme o Olhar Digital, a chuva irradia mais intensamente no hemisfério norte, mas geralmente apresenta taxas ótimas para o Brasil – uma média de 25 meteoros por hora em condições extremamente ideias.

Quando mais abaixo no hemisfério, menor a taxa de meteoros. Em Mato Grosso do Sul, a taxa deve ficar abaixo de 12 meteoros por hora. O melhor horário é durante a madrugada, quando há menos luz.

Além disso, a previsão indica uma semana chuvosa, ou seja, é necessário olhar também o tempo para não perder tempo (principalmente se for se afastar da cidade). Segundo o Observatório do Lago Alqueva, devido à presença da Lua, as melhores datas para observar os meteoros serão nos dias 26 e 27 de outubro, quando a visibilidade deverá ser maior.

Próximas chuvas de meteoro em 2024

  • Leônidas: ativa de 6 a 30 de novembro no mundo todo (mais no hemisfério norte), com pico de 17 a 18 de novembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10;
  • Geminídeas: ativa de 4 a 20 de dezembro no hemisfério norte, mas com boa visibilidade a partir do Brasil, com pico de 14 a 15 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 120
  • Ursids: ativa de 17 a 26 de dezembro no hemisfério norte, com pico de 22 a 23 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados