Pular para o conteúdo
Cotidiano

O que é a chuva preta que atingiu Mato Grosso do Sul neste fim de semana

Previsão do tempo aponta possibilidade de chuva escura em algumas regiões do Estado
Thalya Godoy -
chuva
Chuva em Campo Grande (Arquivo, Midiamax)

A chuva preta que atingiu várias cidades de Mato Grosso do Sul pode limpar a atmosfera poluída pela poeira e fuligem dos incêndios e trazer alívio para a respiração. Contudo, a recomendação é para que a população evite o contato com a água escura. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Alguns municípios de Mato Grosso do Sul já registraram o fenômeno ao longo da última semana e a previsão é que o cenário se repita neste domingo (15) em algumas regiões. Imagens feitas por moradores de e mostram detalhes da captação da água com coloração escura caindo do céu.  “Eu vi no jornal que tinha a previsão de isso acontecer e quando começou a chover coloquei um balde”, conta Renato Penasso, morador de Eldorado.

O que é a chuva preta?

Segundo o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, também há outros fatores ligados a esse fenômeno. 

“A atmosfera está muito carregada de material particulado, poeira em suspensão, fuligem das queimadas. A seca prolongada também deixa partículas sólidas de poeira em suspensão na atmosfera, mas, claro, que a chuva preta está mais associada à fuligem das queimadas, mas também essa questão da poeira também é coletada nessas primeiras chuvas, após o período prolongado de seca e queimados”, descreve.

Apesar de ter chance de registro no MS, a intensidade da cor da chuva pode ser menor. Os dados de satélite indicam que a situação está mais crítica na Amazônia e estados do norte brasileiro. Os ventos favoreceram o transporte dessa fumaça para a região sul do Brasil. 

Sendo assim, as condições da atmosfera foram favoráveis para a chuva preta. Essa mesma condição também está presente em Mato Grosso do Sul, diante da quantidade de fumaça.

Limpeza do ar

“No que se refere ao prejuízo em relação à chuva preta, vamos pensar assim: a atmosfera está muito carregada, muito poluída e esses materiais, essas micropartículas, principalmente a menor que 2,5 mícrons, que é bem prejudicial para nossa saúde, pode ser limpa com a chuva. A chuva vem e dá uma limpada na atmosfera momentânea, pode durar um dia ou dois. Tem muita queimada em todos os biomas do país, recordes para tudo que é lado. A gente não consegue determinar o fim dessa fumaça, está bem difícil pensar nisso”, explica o meteorologista.

Há um lado bom e ruim na chegada da chuva e, consequentemente, a chuva preta. Na mesma medida que a chuva limpa a atmosfera poluída, o ar fica mais salubre para respirar. Assim, quando a chuva poluída cai, deve atingir os “corpos de área”, por exemplo, rios ou córregos e o solo.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua estreia na Copa América. Em noite discreta de Marta, titular, o time de Arthur Elias criou pouco, apresentou falhas no meio-campo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Chillogallo), mas confirmou o favoritismo na altitude de 2.850 … Continued

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores