Novo índice de qualidade de vida aponta Campo Grande como a oitava melhor Capital do País
Índice de Progresso Social avalia qualidade de vida e desempenho socioambiental com base em dados públicos
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campo Grande foi destacada como a oitava melhor capital do Brasil em qualidade de vida e desempenho socioambiental, segundo um novo índice desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O relatório, divulgado nesta quarta-feira (3), oferece uma avaliação detalhada e abrangente do progresso social e ambiental, ressaltando a importância de complementar as medidas tradicionais de desenvolvimento econômico com indicadores de bem-estar e sustentabilidade.
O índice, denominado IPS (Índice de Progresso Social), utiliza dados públicos para avaliar se as pessoas têm o que necessitam para prosperar, desde necessidades básicas como moradia, alimentação e segurança, até o acesso à informação e comunicação, e a equidade de tratamento independentemente de gênero, raça ou orientação.
Para fornecer uma visão abrangente da qualidade de vida nas capitais brasileiras, o IPS é estruturado em três grandes dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Cada dimensão compreende 12 componentes, cada um respondendo a uma questão orientadora e incluindo de três a seis indicadores.
Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, obteve 68,21 pontos no índice, garantindo-lhe a oitava posição. As cinco melhores capitais foram Brasília (71,25 pontos), Goiânia (70,49), Belo Horizonte (69,62), Florianópolis (69,56) e Curitiba (69,36).
As últimas colocadas no ranking estão na região Norte. Macapá, capital do Amapá, alcançou 58,03 pontos, enquanto Porto Velho, capital de Rondônia, obteve 57,10 pontos, ficando na última posição.
Além da classificação geral, as capitais foram avaliadas em cada um dos critérios específicos. Curitiba liderou em Água e Saneamento, assim como em Qualidade do Meio Ambiente. Palmas e Goiânia destacaram-se no Acesso ao Conhecimento Básico. Florianópolis e Porto Alegre lideraram em Acesso à Informação e Comunicação. Belo Horizonte teve o melhor desempenho em Acesso à Educação Superior. Manaus liderou em Inclusão Social, enquanto Recife também apresentou um bom desempenho neste quesito. São Paulo teve o pior resultado em Inclusão Social. Quanto à Segurança Pessoal, Manaus e Aracaju enfrentaram os maiores desafios.
De forma geral, os municípios melhor avaliados foram Gavião Peixoto (74,49 pontos), Brasília (71,25) e São Carlos (70,96). Destcaram-se ainda no topo do ranking diversas outras cidades do interior paulista. Já a média geral dos 5.570 municípios brasileiros foi de 61,83 pontos.
Esta é a primeira edição do IPS Brasil. A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente para que seja possível comparar o desempenho socioambiental dos municípios ao longo do tempo.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Servidora da UPA Coronel Antonino é agredida com dois socos por acompanhante de paciente
Vítima trabalha no setor de radiografia e foi atingida por socos pela autora, que era acompanhante de um paciente
São Paulo é valente, busca empate com o Atlético-MG e garante vaga na Libertadores
Paulistas buscaram empate após estarem perdendo por dois gols de diferença
Opositores denunciam novo cerco de Maduro à embaixada argentina protegida pelo Brasil
Opositores venezuelanos que estão refugiados na embaixada da Argentina em Caracas denunciaram neste sábado, 23, que policiais venezuelanos cercaram a embaixada e bloquearam o acesso a rua onde está a representação consular
Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Cidade Morena e corre risco de morte
Víitma foi encaminhada para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e já tria sofrido três paradas cardíacas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.