Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novembro Azul: Homens buscam atendimento cada vez mais jovens em Campo Grande

Especialista também aponta que pacientes chegam aos consultórios mais esclarecidos, tanto em relação a doenças como na decisão de tratar
Guilherme Cavalcante -
(PxHere, Reprodução)

A busca por atendimento específicos da saúde masculina tem ocorrido quando os pacientes estão cada vez mais jovens em . A percepção é do médico urologista Bruno da Rosa de Almeida, da Campo Grande, que atribui o fenômeno a maior disseminação de informação.

Esse é, a propósito, um dos objetivos da campanha , que dedica este mês à conscientização de homens quanto a própria saúde.

Os dados nacionais do SUS (Sistema Único de Saúde) reforçam a percepção. Isso porque o número de atendimentos ambulatoriais masculinos no país em 2016 foi de 529,4 milhões, enquanto em 2023 alcançou o marco de 896 milhões de consultas. Somente no primeiro semestre deste ano, a propósito, os atendimentos já superaram 2016 e contabilizaram 661,8 milhões no país.

Conforme o especialista, além de chegarem mais informados aos consultórios, pacientes são cada vez mais jovens, mas o motivo que os leva ao atendimento é diverso, embora algumas situações clínicas sejam recorrentes em determinados grupos etários.

Urologista Bruno da Rosa Almeida diz que pacientes chegam mais jovens e esclarecidos aos consultórios (Divulgação)

“Quando abrimos as portas sabemos que virão casos diferentes, mas alguns são recorrentes, como check-up para a próstata, mais comum em pacientes com mais de 50 anos. Mas, dependendo da idade, aparecem queixas como de disfunção sexual, ejaculação precoce e também pedras nos rins”, detalha Almeida.

Segundo o especialista, além de mais jovens, pacientes também estão cada vez mais esclarecidos “tanto em relação às doenças, como também na decisão de se tratar”, pontua. “O perfil mais jovem é interessante, porque eles desmamavam dos pediatras e não sabiam aonde ir. Mas, tem acontecido cada vez mais uma procura desde cedo”, completa. “Atribuo isso ao maior esclarecimento e a uma quebra de preconceitos”, opina.

Check-up anual

O médico urologista alerta que os cuidados com a saúde masculina transcendem as doenças prostáticas e reforça que as visitas a especialistas sejam feitas com regularidade e cada vez mais cedo. “Conforme os anos passam, esses homens precisam procurar o médico de forma periódica, tal qual as mulheres já fazem, sem necessidade de uma demanda específica, até para que tratamentos sejam feitos antes da ‘corda estourar'”, reforça,

Almeida recomenda que pacientes adotem a prática de um checklist básico anual, com data fixa, para check-up na área urológica e cardiológica, ou conforme a demanda do paciente.

“Uma forma de otimizar é ter um médico já instituído com esse paciente, que aí ele tem uma série de exames específicos que otimizam o tempo, que sabemos que cada vez é mais curto. Prepare-se para essa rotina, é importante. Você perde um pouquinho de tempo no seu dia a dia, porém lá na frente certamente isso vai ser ganho e você terá uma evolução cada vez melhor da sua saúde”, finaliza.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano