Nesta quinta-feira (15), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) deve reforçar o combate ao Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, e Chikungunya, em quatro bairros.

Estão na rota os seguintes bairros: Nova Lima, Mata do Segredo, Centenário e Aero Rancho. As equipes estarão nas ruas das 16h às 22h. A orientação é para que os moradores abram portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, as transmissoras das doenças. Ainda assim, é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

MS terá reforço no combate em cidades de divisa com Paraná e São Paulo

terá reforço nos trabalhos de combate à dengue em municípios que fazem divisa com os estados do Paraná e . As ações irão ocorrer em 14 municípios.

Os trabalhos de combate serão realizados pela Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil). Vale lembrar que o Paraná vive um surto causado pela doença, com 37.516 casos confirmados e 15 mortes desde julho de 2023.

Somente neste ano, os casos no Estado vizinho saltaram de 9.189 – acumulado até o início de janeiro – para 37.516, segundo dados apresentados no levantamento divulgado nesta quarta-feira (14).

Em São Paulo, os números também são altos. O Estado registrou 51.175 casos desde o início de 2024 e 11 mortos.

Assim, Mato Grosso do Sul concentrará os esforços nas ações mecânicas para combate aos focos do mosquito Aedes aegypti a partir da segunda-feira (19), em seis cidades na divisa com o Paraná e outras oito na divisa com São Paulo.

De acordo com o Governo Estadual, os municípios de – na divisa com São Paulo – e – na divisa com o Paraná – serão prioritários. A Cepdec prevê expandir a ação, para atender mais dois municípios que fazem divisa com Minas Gerais.

A orientação sobre os sintomas da dengue é outro foco da ação nos municípios localizados na divisa com SP e PR.