A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizou, nesta segunda-feira (1), o lançamento da 2ª edição do Projeto ‘Aprender Mais Na Reme’. O intuito é oferecer reforço escolar de alfabetização e letramento gratuito para crianças da Rede Municipal de Ensino, que tiveram a aprendizagem prejudicada durante a pandemia.

Em 2023, o projeto foi lançado e atendeu cerca de 5 mil crianças, alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. Em 2024, a expectativa é atender 10 mil alunos, ampliando para quem está no 7° e 8° ano do Ensino Fundamental. As aulas são de Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo a Superintendente de Políticas Educacionais, Ana Cristina Dorsa, com o retorno dos alunos às salas de aula após o período de ensino remoto, foi constatado que muitos não conseguiram desenvolver a alfabetização, e por isso, o reforço desses alunos se tornou uma necessidade.

Ana Cristina explica que, antes das aulas começarem, um simulado foi aplicado em todas as escolas, para facilitar a seleção dos alunos que precisam dessa atenção às matérias básicas. O próximo passo é acionar os pais, explicar como funciona o projeto e organizar as turmas conforme as necessidades de cada um.

“Essas aulas serão no contraturno de cada aluno, porque em algum momento essa criança não aprendeu como deveria”, explica a superintendente.

A proposta é deixar as aulas muito mais atrativas, dinâmicas, para que os alunos se sintam bem em participar.

Novas contratações

O Professor Lucas Bitencourt, secretário da Semed, aponta que este projeto deve impulsionar ainda mais a educação de Campo Grande. Isso porque toda a equipe educacional está trabalhando com os alunos que de fato precisam dessa recomposição de aprendizagem.

“O aluno vai pra escola com horário estabelecido, conforme planejamento do professor. Faremos um investimento de R$ 8 milhões só com novas contratações. As aulas devem acontecer até setembro/outubro, quase no fim do ano letivo”, pontua.

Ainda não se sabe quantas contratações devem ser feitas, já que vai depender de quantas turmas serão formadas e de quantos alunos precisarão ser atendidos. Mas, como explica o secretário, todos os contratados serão profissionais que já têm vínculo ativo com a Semed.

“Este é um investimento que vai movimentar a carreira do magistério de uma forma bem ampla”, explica.

Yasmin Lourdes dos Anjos Teodoro, de 11 anos, está no 5º ano da Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa. Em 2023, participou da primeira edição do projeto. Até o ano passado, a pequena não sabia ler e por isso, sentia muita resistência na aprendizagem. Hoje, ela reconhece que o projeto foi muito importante para seu desenvolvimento e a leitura, uma porta para grandes realizações.

“Eu não gostava de português, achava que estudar era meio sem graça. Eu tinha dificuldade e achava que não ia conseguir. Minha mãe me colocou [no projeto], eu comecei a prestar atenção e passei a gostar”, conta Yasmin.

A estudante não só aprendeu a ler, como participou de concurso de leitura. Por ler 60 obras, Yasmin levou o primeiro lugar.

“Ela tinha um grau de dificuldade imenso pra ler e decorar. Por mais que a gente ensinasse em casa, não era a mesma coisa que na escola. Depois do projeto, ela se desenvolveu bastante, foi uma ajuda para o crescimento dela”, afirma a Fabiane Rodrigues dos Anjos, mãe de Yasmin.

“Era uma preocupação que tínhamos. Eu tinha receio dela virar alvo de ‘brincadeiras’ na escola por não saber ler”, pontuou.

Yasmin e Fabiane. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

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