Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nível baixo não impede moradores de aproveitarem Rio Paraguai enquanto fumaça ainda é constante em Corumbá

Incêndios e rotina de fumaça geraram efeitos no cotidiano das famílias 
Liana Feitosa, Dândara Genelhú -
Rio Paraguai em Corumbá (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Com termômetros marcando 35.8°C no Pantanal de , a 425 km de , e umidade relativa do ar chegando a níveis super baixos, de 20%, há quem tenha aproveitado para se refrescar nas águas do Rio Paraguai na tarde desta quarta-feira (31).

Com o horizonte ainda com vários sinais de fumaça na cidade, Luani Batista, de 18 anos, levou crianças para se refrescar no rio, e contou ao Midiamax como o medo tomou conta nos últimos meses.

“A gente gosta de vir aqui, né? Que é a nossa cidade, tem esse ponto turístico aqui, tem o Cristo. Mas a gente prefere vir aqui por causa da água, pra molhar um pouco, sair um pouco de casa também, porque em casa também é abafado. Então a gente vem aqui tomar um pouco de ar também e trazer as crianças”, conta a jovem.

Luani, moradora de Corumbá (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Ela conta que os incêndios e a rotina de fumaça dominando a cidade geraram vários efeitos no cotidiano da família. 

Efeitos da fumaça

“Senti (os efeitos) porque, como tem bastante criança em casa, né? E também tem as crianças que têm asma, a fumaça piora. Lá pra cima (da cidade), como eu moro lá pra cima, tem muita fumaça”, compartilha Luani.

Ela também conta que em dias mais críticos, o medo foi de que as chamas chegassem nas casas. “A gente fica até com medo de chegar na nossa casa, e a fumaça também é muito aterrorizante”, relata.

“Estava pegando fogo lá no morro esses dias, está acalmando ainda. Mas só que fica aquele cheiro nas roupas, não dá nem para lavar roupa, limpar a casa, porque a fumaça entra em casa”, explica.

Apesar da temporada difícil, Luani mantém o otimismo e espera dias melhores. “Se Deus quiser, vai passar. É só questão de tempo e uma chuvinha para acalmar esse tempo ruim aqui em Corumbá”, considera. 

O morador Everton Santos de Oliveira, de 35 anos, também mantém o pensamento positivo. Vivendo em Corumbá desde seu 1 ano de idade, compartilha que as ações dos governo federal e estadual podem ajudar.

Everton Santos, morador de Corumbá (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Mesmo assim, a situação é preocupante. “Nunca na minha vida (uma situação assim). A seca que está acontecendo aqui do rio também. Porque aqui era até aqui de água”, diz ele, apontando para uma marca muito acima do nível atual do rio.

“Nunca vi o Pantanal pegando fogo do jeito que está agora. É triste, né? Uma cidade turística como Corumbá. Mas o governo está aí para resolver o problema, então tomara que ajude”, finaliza o morador.

Previsão do tempo para Corumbá

A torcida da população é para que chova. No entanto, de acordo com a previsão do tempo, não há estimativa de chuvas para os próximos dias na cidade. 

Pelo menos até domingo (4), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas podem atingir os 38°C, a umidade relativa do ar pode chegar a 15% e, no céu, predominam poucas nuvens com névoa seca.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola