Em rua ‘cheia de problemas’, homem é flagrado jogando lixo no Jardim Los Angeles

Segundo moradora, grandes buracos e enxurrada são problemas que pioram ainda mais situação no local

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Homem "descarregando" resíduos na Rua Antônio Prado (Foto: leitor Midiamax)

Um homem foi flagrado descartando lixo na Rua Antônio Prado, no bairro Jardim Los Angeles, em Campo Grande. A cena se espalha por várias regiões da cidade e, dessa vez, foi registrada em vídeo por uma moradora do bairro.

“Quando o código penal do país não funciona, as pessoas descartam lixo de caçamba de entulho na rua de terra como se fosse aterro, e ainda faz da sua piada da sua cara dizendo que vai jogar mais”, desabafa a moradora.

Ela também destaca que a Rua Antônio Prado está cheia de buracos e, quando chove, a enxurrada, que desce pela Rua José Peixoto, tem complicado ainda mais a situação. 

“No pedaço da Rua Antônio Prado que tem asfalto, esquina com a Rua José Peixoto, faz mais de 30 dias que tem quatro buracos no asfalto na subida, e até hoje a prefeitura não veio fechar. E olha que eu liguei naquele 156 e pedi para fechar”, completa.

Solução

Para ela, a solução seria a construção de uma galeria de águas para escoar a enxurrada sob a Rua Fernando Sardinha até as cabeceiras do bairro.

“Quando é enxurrada dessa, acaba com a rua e, mesmo a prefeitura passando a patrola e aplainando a rua, colocando cascalho, não resolve”, finaliza. 

Com tudo isso, o trânsito na região fica complicado e ainda mais difícil com o acúmulo de resíduos e entulho. “A rua já está horrível, é de duas mãos e está passando só por uma, e as pessoas ainda vem jogar lixo”, relata.

O que disse a Prefeitura

Ao Midiamax, a Semadur (Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) orientou sobre como devem ser realizados os descartes de entulho.

“O descarte irregular de resíduos em vias públicas é considerado crime ambiental e deve ser denunciado. Caso o cidadão presencie o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios ou vias públicas, a orientação é realizar a denúncia imediatamente à Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153, para que o flagrante seja efetuado e o responsável seja penalizado”, disse o órgão.

Penalidades para quem infringir

“Nos casos em que o problema esteja relacionado à má conservação de terrenos baldios onde resíduos foram descartados, as denúncias devem ser direcionadas à Semadur, por meio da Central de Atendimento 156”, disse, ainda a secretaria.

Cidadãos que forem flagrados realizando o descarte irregular de resíduos pelas forças de segurança pública responderão por crime ambiental e, caso o flagrante seja feito por um auditor fiscal da Semadur, serão autuados por processo administrativo, conforme o Código de Polícia Administrativa, da Lei Municipal 2.909/92. As multas para essa infração variam entre R$ 3.091,50 e R$ 12.366,00.

Rua problemática

Quanto à Rua Antônio Prado, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que a equipe técnica verificará a situação. “A Sisep realiza a manutenção periódica de vias não pavimentadas com serviços de patrolamento e cascalhamento, contando com equipes em atuação diária, cuja programação é baseada nas demandas recebidas pelo 156 e pela plataforma Fala CG”, disse a prefeitura.

“Durante o período de chuvas, algumas vias podem apresentar deterioração, necessitando de tapa-buracos, serviço que é realizado diariamente pela secretaria”, finaliza o texto.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados