Pular para o conteúdo
Cotidiano

Complexo de vitamina B provoca correria nas farmácias de Campo Grande, mas não ajuda a prevenir dengue

Pacientes têm procurado farmácias da Capital em busca do suplemento
Karina Campos -
Qdenga
Dose da Qdenga (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Durante a pandemia, especialistas da saúde desmentiram sobre o benefício no uso da hidroxicloroquina ou da cloroquina em pacientes com Covid-19, por não ter comprovação científica. Agora, com a chegada da vacina contra a dengue, surge uma nova dúvida: complexo de vitamina B previne contra a picada do mosquito?

Com o risco de uma nova de dengue, vendas de repelentes disparam em Campo Grande, especialmente os destinados a crianças, grupo de maior risco para casos graves da doença. O Jornal Midiamax foi até uma farmácia da região, onde uma funcionária revelou que a vitamina tem sido vendida acima do normal, diante de “recomendações” de que seria um repelente imunológico ao mosquito Aedes aegypti.

A médica infectologista pediátrica, Yvone Maia Brustoloni, explica que o mito é antigo e que ressurge quando os casos de dengue estão em alta no Brasil. Na opinião dos que aderem à recomendação falsa, a vitamina B seria expelida através da pele e o cheiro provocado nesses casos teria o poder de afastar diversas espécies de mosquitos.

“No entanto, isso é um mito. Não há a menor evidência científica de que vitaminas do complexo B protegem contra a dengue, pois não há comprovação de que funcionem eficazmente como repelentes. Também não há comprovação de que essas vitaminas aumentem a imunidade a ponto de proporcionar um combate eficaz ao vírus, evitando a doença”, detalha.

Mas afinal, qual o papel da vitamina B? A especialista explica que as vitaminas do complexo B exercem importantes funções no organismo, como a produção de energia, a do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino, evitam anemia e auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico.

No entanto, ela reforça que seu uso isolado não tem o poder de imunizar contra qualquer infecção. Devem ser prescritas para pessoas desnutridas ou com níveis baixos dessas vitaminas, em caso de dietas pobres nesses nutrientes.

A médica ainda ressalta que o uso de vitamina B, além de outras crenças de soluções naturais, como uso de própolis, alho, inhame e outros são mitos de soluções naturais que absolutamente não substituem a vacina.

“A maneira eficaz de evitar a dengue é o uso frequente de repelentes, a aplicação da vacina, o uso de redes de proteção contra mosquitos em casa e não deixar água parada para evitar a multiplicação do mosquito. É inadequado utilizar drogas para garantir o distanciamento do Aedes aegypti enquanto existem repelentes eficazes e disponíveis em qualquer farmácia ou drogaria”.

Publico-alvo da vacinação

Mato Grosso do Sul recebeu na quinta-feira (23) o segundo lote de doses da vacina contra a dengue. Ao todo, mais 3.784 doses de imunizantes serão distribuídos para e . Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Estado será o primeiro do país a ter todos os seus municípios contemplados com a vacina.

“Dourados já tinha recebido doses na fase de pré-vacinação nacional, em estratégia própria. Depois, quando as doses começaram a ser distribuídas em massa, 76 municípios do Estado foram contemplados. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do 73.354 doses do imunizante”.

O Ministério da Saúde orienta que o imunizante deve ser usado em crianças de 10 a 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue. Assim, o esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses entre as doses.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PRF flagra caminhoneiro com ‘rebite’ após 19 horas seguidas dirigindo entre MG e MS

Além de Ana Castela, Kaio e Gabriel, Eduardo Costa e Jads e Jadson são confirmados na Expogenética

Jay-Z lidera Forbes e se torna o artista mais rico da música em 2025

Prefeitura de Campo Grande não confirma ataque hacker e garante que dados estão seguros

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Surto de sarampo em países vizinhos leva campo-grandense a esperar 2 horas por vacina

Últimas Notícias

Cotidiano

Morre homem de Nova Alvorada atropelado após receber alta na Santa Casa de Campo Grande

José Carlos Moura da Silva foi atropelado após receber alta da Santa Casa e, sem comunicação com a família, tentar voltar a pé pela BR-163

Famosos

Luis Fernando Verissimo é velado em Porto Alegre, em cerimônia aberta ao público

Governador Eduardo Leite decretou três dias de luto oficial no Rio Grande do Sul em razão do falecimento do escritor

MidiaMAIS

Mulheres na Ciência: Documentário será exibido gratuitamente em Pub de Campo Grande

Produção audiovisual volta a Mato Grosso do Sul, após série de exibições no RJ e PE

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Próxima semana inicia com 1,7 mil vagas em Campo Grande

Oportunidades são em várias áreas e exigem diferentes níveis de especialização